Antes de contratar novos colaboradores, o RH precisa validar uma série de documentos, entre eles, o exame admissional. Trata-se de uma avaliação médica que comprova a saúde do trabalhador em desempenhar determinada função.
Uma vez que o funcionário está apto a cumprir suas atividades, o exame admissional passa a ser chamado de exame periódico. Feito de tempos em tempos para garantir que o trabalhador não tenha desenvolvido nenhum problema de saúde mediante ao trabalho.
Além disso, os exames admissional e demissional são peças chaves na trilha de qualquer colaborador. A partir destes exames, o RH pode proporcionar mais saúde e bem estar para os funcionários e garantir um ambiente de trabalho acolhedor.
Acompanhe a leitura e aproveite para baixar nosso manual do controle de ponto gratuito. Otimize a gestão de pessoas da sua empresa com a Flash People.
O exame médico admissional tem como consequência o atestado de saúde ocupacional (ASO). É realizado antes da contratação de um novo funcionário por uma empresa ou organização.
Seu objetivo é avaliar a saúde do candidato e determinar se ele está apto a desempenhar o cargo para o qual foi contratado.
Esse exame é parte integrante do processo de admissão e é conduzido por um profissional de medicina do trabalho ou um médico ocupacional.
Os tipos de exame admissional podem variar de acordo com a empresa, o cargo a ser ocupado e as regulamentações. Geralmente, incluem uma combinação de exames médicos, testes clínicos e avaliações de saúde, conforme as necessidades do trabalho.
Se você não sabe o que é feito em um exame admissional, veja a seguir quais são os 10 exames admissionais mais comuns.
Um médico ou enfermeiro realiza uma avaliação geral da saúde do candidato, verificando a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração. São feitas diversas perguntas sobre histórico médico, doenças pré-existentes e sintomas atuais.
O exame de sangue admissional detecta os níveis de glicose, colesterol e hemograma completo, entre outros marcadores de saúde. Geralmente o resultado do exame admissional de sangue demora 1 dia útil para ser liberado.
O exame de fezes admissional serve para verificar a presença de parasitas, bactérias patogênicas ou outros indicadores de problemas gastrointestinais.
Já a análise de urina busca sinais de problemas renais, diabetes ou outras condições médicas que possam afetar a saúde do trabalhador.
Esse teste verifica a audição do candidato, importante em ambientes de trabalho onde a exposição ao ruído é uma preocupação. Como fábricas, construção civil ou telemarketing.
Testes de visão são realizados para garantir que o candidato possua a visão necessária para executar as tarefas do cargo, principalmente com grande exposição a telas.
Em alguns casos, podem ser solicitados exames de raio-X, principalmente para cargos que envolvem riscos à saúde pulmonar. Como exposição a poeiras ou produtos químicos.
Dependendo da natureza do trabalho, podem ser necessários exames adicionais, como avaliações psicológicas e testes de aptidão física.
Também podem ser realizadas avaliações psicológicas para determinar a estabilidade emocional do candidato e sua capacidade de lidar com o estresse no ambiente de trabalho.
Alguns empregos exigem que os candidatos estejam em boa forma física, nesses casos, podem ser realizados testes de resistência ou agilidade.
Consiste em verificar se o candidato está em dia com as vacinas necessárias para prevenir doenças contagiosas no ambiente de trabalho.
Todos os tipos de exames acima são obrigatórios, a depender das exigências do trabalho. Porém, alguns exames ou informações não podem ser solicitados pela empresa, como informações genéticas, testes de gravidez ou orientação sexual. Solicitar essas informações é inapropriado e discriminatório.
Após a oferta de emprego ser aceita pelo candidato, o departamento de RH agenda o exame admissional. Feito isso, o candidato é informado sobre a data, horário, local e o que levar para o exame admissional. Os documentos necessários para realizar o exame são:
Na entrevista médica, o candidato é questionado sobre seu histórico médico, sintomas atuais e uso de medicamentos. É importante ser honesto e fornecer informações precisas durante essa etapa.
Nesse momento o médico pode realizar alguns exames físicos ou clínicos, como verificar a pressão arterial e frequência cardíaca. Podem ser solicitados exames laboratoriais, avaliação psicológica ou psiquiátrica ou testes específicos relacionados ao trabalho, como força ou equilíbrio, dependendo do cargo.
Na conclusão do exame admissional, o médico emite o exame ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), que serve para atestar a aptidão ou não do candidato para o trabalho.
Se houver restrições médicas, elas são documentadas no ASO. O resultado do exame é arquivado nos registros da empresa e o candidato já pode ser considerado apto para a contratação.
O exame admissional desempenha um papel fundamental no processo de admissão e atração de talentos. Ele traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para os próprios trabalhadores, a começar pela promoção de saúde e segurança no trabalho.
Ao realizar o exame é possível identificar problemas de saúde pré-existentes e garantir uma melhor adequação ao cargo. Além de prever custos médicos, como acidentes e licenças médicas, garante conformidade com a legislação vigente.
De acordo com a CLT, o exame admissional é regulamentado principalmente pelos seguintes artigos 168, 169 e 375.
Esses artigos estabelecem a obrigatoriedade do exame médico admissional como parte do processo de admissão. Realizado por conta do empregador, este exame deve verificar se o empregado mantém as condições de saúde para o exercício da função periodicamente.
Por fim, os exames devem ser realizados por médicos do trabalho, de acordo com as normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.
A Norma Regulamentadora 7 (NR-7), embora não faça parte da CLT, detalha os requisitos para a realização dos exames médicos ocupacionais. Isso inclui o exame admissional e os exames periódicos. Ela estabelece os procedimentos, prazos e critérios para a realização desses exames.
Com o objetivo de sanar todas as dúvidas a respeito do exame admissional, elencamos abaixo as perguntas mais frequentes sobre o tema, confira.
O exame admissional deve ser realizado antes da contratação de qualquer funcionário independente da sua função. O que muda a depender da função são quais exames devem ser feitos e as condições de saúde esperada.
Em alguns casos, como layoff ou afastamento médico, pode ser solicitado um exame de retorno ao trabalho. Com ele, o funcionário pode retornar às suas atividades com a saúde em dia.
Não, o exame admissional tira sangue somente após a consulta caso haja uma solicitação médica. Caso haja essa solicitação antes da consulta, o candidato deve ser informado.
Escolher a clínica que faz exame admissional é uma etapa importante no processo de admissão e fit cultural. As recomendações incluem pesquisar por referências, reputação e acessibilidade das clínicas escolhidas.
Feito isso, é determinante verificar a estrutura de equipamentos, profissionais e variedades de exames clínicos admissionais que melhor atendem às necessidades da sua empresa.
A CLT estabelece, no artigo 168, que os custos com exame admissional são de responsabilidade do empregador. O valor do exame admissional varia entre 30 e 50 reais conforme a região, estrutura clínica e hora médica.
O ASO avulso é indiscriminado em quase todo território nacional. Refere-se a um documento médico ocupacional não relacionado ao exame admissional, periódico, de retorno ao trabalho ou demissional.
Diferentes desses exames, o ASO avulso é emitido em circunstâncias especiais. Como quando um trabalhador necessita de uma avaliação médica adicional devido a mudanças em suas condições de saúde ou para solicitar uma transferência de função.
Sim, um candidato pode ser reprovado no exame admissional. E o que pode te reprovar no exame admissional é, por exemplo, condições médicas graves, limitações físicas ou restrições médicas. Além de resultados anormais nos exames e a identificação de dependência de substâncias.
O prazo de admissão após a conclusão do exame admissional pode variar de acordo com as políticas e procedimentos internos de cada organização. Não existe um prazo específico universalmente aplicável.
As empresas procuram adicionar o candidato o mais rápido possível, assim que todos os trâmites administrativos e documentações estiverem prontos. A validade do exame admissional estabelecida pela NR-7 é de no máximo 135 dias.