Entenda o conceito de business partner

O setor de Recursos Humanos (RH) tem se tornado cada vez menos burocrático e mais estratégico nas empresas. Assim, o cargo de business partner se popularizou exatamente para suprir essa demanda empresarial e fazer com que as decisões sejam tomadas considerando o capital humano como uma das prioridades.

Continue a leitura e saiba mais sobre o business partner!

O que é business partner?

O business partner, que em tradução literal significa parceiro de negócios, é o profissional da área de RH que assume um papel mais estratégico na empresa. Ele conhece os procedimentos internos e consegue alocar e contratar os melhores profissionais para cada tarefa.

Para tanto, ele não atua somente em funções burocráticas, deixando isso para outros profissionais do setor ou utilizando a tecnologia do RH 4.0 para fazer com que algumas de suas atribuições (como o preenchimento de relatórios e planilhas) sejam mais rápidas e eficientes.

Principais atribuições de um business partner 

As atribuições do business partner estão diretamente ligadas aos objetivos do negócio. Para isso, ele deve conhecer a empresa profundamente. Isso significa que o profissional tem conhecimentos de mercado, logística, produção, área comercial, marketing e planejamento financeiro.

Depois de entender o negócio como um todo, ele consegue fazer processos de seleção e recrutamento mais eficazes e contratar colaboradores que realmente se encaixam no que a empresa precisa. Isso ajuda a reduzir custos e torna o negócio mais competitivo no mercado.

Outra atribuição do business partner está relacionada à gestão de pessoas. Sabendo mais sobre a empresa, o profissional é capaz de auxiliar nas tomadas de decisão, na alocação de tarefas (incluindo a troca de um colaborador de um setor para outro, para que ele tenha mais aproveitamento) ou no gerenciamento do pacote de benefícios.

Os business partners também podem ajudar na montagem de um pacote de benefícios flexíveis ao utilizar soluções inovadoras, como a da Flash Benefícios. A empresa oferece um cartão com bandeira Mastercard para que os colaboradores usufruam de benefícios obrigatórios e flexíveis, os quais são escolhidos pelo setor de RH com a ajuda do business partner.

Por fim, o profissional da área pode auxiliar na análise de resultados, métricas e indicadores de desempenho. Além disso, ele deve ajudar as lideranças a escolherem metas tangíveis para cada equipe, sendo capaz de prever quais são as maiores dificuldades de cada setor, ajudando na mediação de conflitos e conseguindo fornecer feedbacks valiosos para os colaboradores.

Os desafios do mercado de trabalho

Um dos principais desafios para o business partner está na diferenciação de suas funções. O profissional não deve atuar como um chefe de RH, mas sim como um parceiro estratégico que visa melhorar os resultados da empresa.

Outro desafio está relacionado ao conhecimento que ele precisa ter sobre o negócio para que desenvolva suas atividades com mais eficácia. Para entender mais sobre a empresa, é preciso que ele tenha tempo hábil para isso e que possa contar com as lideranças para explicar cada processo.

O mercado para o business partner está crescendo cada vez mais, e muitas empresas já estão compreendendo que existe a necessidade de contar com um profissional dessa área. Por enquanto, a grande maioria das contratações é feita por empresas maiores e mais maduras, mas a expectativa é que, no futuro, praticamente todas as empresas que possuem um setor de RH também contem com um business partner.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre RH 4.0 e benefícios flexíveis? Continue navegando pelo site da Flash!

Cadastre-se agora e tenha Flash na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.