Diversidade no mercado de trabalho: saiba a sua importância

A diversidade no mercado de trabalho, corresponde à contratação e ao acolhimento de profissionais de classes sociais, etnias, gêneros, idades e outras características não consideradas “padrão” pela sociedade. 

Dentro desse conceito, também temos as minorias, que não são os grupos com quantidades menores de pessoas, mas, sim, os que possuem um menor domínio social na tomada de decisões.

Veja, neste artigo, a importância da diversidade no mercado de trabalho e alguns recortes brasileiros sobre o assunto!

Importância da diversidade no mercado de trabalho 

Dentro do mercado, a diversidade importa por dois motivos: o social e o competitivo. Enquanto na esfera social e moral os gestores das empresas percebem que a contratação de colaboradores mais diversos ajuda a empresa a cumprir o seu papel na sociedade, cada vez mais o mercado demonstra que sem diversidade as empresas não são competitivas.

Retorno financeiro

Empresas que focam em processos de seleção e recrutamento com indivíduos diversos em relação a gênero, etnia, idade, condição social e outros fatores podem observar um retorno financeiro maior, já que, assim, conseguem resolver problemas com soluções criativas e inovadoras por meio das mais diferentes visões de mundo.

Marca empregadora

Um outro ponto para o qual é importante se atentar é a questão da marca empregadora das empresas. Quanto mais os processos de seleção forem justos e a experiência dos colaboradores dentro das empresas for proveitosa, maior será a chance de a organização atrair e reter talentos para o negócio.

Como receber a diversidade nas empresas?

Para receber a diversidade, não basta apenas fazer contratações desse tipo. É preciso despender um tempo com planejamento e contar com boas estratégias para que esse público se sinta acolhido. Uma das principais formas de fazer isso é por meio dos benefícios flexíveis.

Uma empresa formada majoritariamente por homens, que começa a investir na contratação de mulheres, pode abrir o seu leque de benefícios e apostar em novas soluções, como o auxílio-creche. Já outras empresas que visam incluir a diversidade social no seu quadro de colaboradores devem oferecer benefícios ligados ao desenvolvimento desses profissionais.

Tudo isso permite que, além da contratação da diversidade, haja inclusão e atendimento das necessidades dos colaboradores. 

É claro que isso não acontece da noite para o dia, mas, com boas alternativas, como a utilização dos benefícios flexíveis, certamente a equipe de Recursos Humanos (RH) conseguirá fazer com que a cultura da empresa seja mais inclusiva e receptiva à diversidade.

Recortes estatísticos sobre a diversidade no mercado de trabalho 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma disparidade de 19,2% entre os homens empregados no mercado e as mulheres. Para se ter uma ideia, apenas 54,5% das mulheres estão empregadas, enquanto esse número, para os homens, é de 73,7%.

Outro recorte importante diz respeito à desigualdade étnica dentro do mercado de trabalho. Segundo a Nexo Políticas Públicas, apenas 18,2% das mulheres pretas e pardas estão empregadas e, dentro dessa pequena porcentagem, os salários são bem desproporcionais aos que homens e mulheres brancas recebem.

Conte com a Flash Benefícios para, além de trazer a diversidade para sua empresa, também promover a inclusão e atender às necessidades de todos os seus colaboradores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.