"O diferencial das empresas do futuro será criatividade humana", diz Nicolelis em evento da Flash

O neurocientista Miguel Nicolelis aponta a criatividade humana como o diferencial das empresas no futuro em evento da Flash.

Flash

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Dois nomes mundialmente conhecidos, um da neurociência, outro dos negócios, trouxeram debates importantes ao Flash Humanidades, realizado de forma presencial e online nesta quarta-feira (10), em São Paulo.

O guru indiano e autor de best-sellers Raj Sisodia falou sobre o fim do sofrimento na cultura corporativa e a necessidade de pôr as pessoas e o planeta em primeiro lugar. Já o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis discorreu sobre a relação homem-máquina. Em comum, a mensagem clara de que o futuro depende de ação e de colocar o humano no centro das tomadas de decisões.

“Não é todo dia que um neurocientista tem a chance de falar para um público tão focado no ser humano. Então, eu gostaria de começar com a pergunta que me foi postulada quando este convite foi feito: homens versus máquinas, aliados ou inimigos?”

Homem versus tecnologia na visão da neurociência

Segundo o neurocientista, que abriu a rodada de paineis do Flash Humanidades, a resposta tem apenas uma palavra: “Depende.”

“Depende de como a sociedade vai encarar sua relação com a tecnologia, porque ela faz parte da nossa existência desde que a nossa espécie desceu das árvores e iniciou essa jornada de milhões de anos para construir, para o bem ou para o mal, o mundo que nós enfrentamos hoje em dia.”

Está nas mãos da sociedade, portanto, escolher como encarar um futuro no qual a lógica digital penetra em todos os aspectos das nossas vidas.

Para Nicolelis, se estivermos apenas centrados nos sistemas automáticos e digitais, todo mundo vai ser igual. “Quem quer viver em um mundo assim? O diferencial das empresas do futuro está no investimento que farão na criatividade humana. Porque é ela que vai gerar tecnologias disruptivas e que vai modificar o impacto no planeta, se é que vamos estar aqui daqui a alguns séculos.”

Para exemplificar o bom uso da tecnologia, ele relembrou o Andar de Novo, projeto que impressionou o mundo na abertura da Copa de 2014, em São Paulo. Naquele 12 de junho, o pontapé inicial foi dado pelo paraplégico Juliano Alves Pinto, um momento histórico para o qual o professor investiu décadas de pesquisa e experimentos científicos, até chegar ao exoesqueleto que conecta cérebro e máquina.

Quando o projeto Andar de Novo terminou, os sete participantes acabaram classificados, pela primeira vez na história da humanidade, como paraplégicos parciais, pois recuperaram graus de mobilidade e sensibilidade tátil que haviam perdido anos atrás.

“Eu vivo de tecnologia médica há 40 anos. Está na mão de cada um de nós decidir qual será o nosso futuro, dos nossos filhos, dos nossos netos, dos nossos descendentes.”

Capitalismo consciente

A conversa sobre o futuro que buscamos seguiu com a entrada do aguardado Raj Sisodia, cofundador e presidente emérito da organização Capitalismo Consciente e Ph.D. em negócios pela Universidade Columbia. O indiano é autor de 15 livros, incluindo best-sellers como “Empresas que Curam: Despertando a Consciência dos Negócios para Ajudar a Salvar o Mundo”.

Em sua fala ele destacou que o futuro só será viável pelo caminho da cura das pessoas e das empresas. Ele ilustrou a necessidade de mudança corporativa com duas releituras do sistema solar.

No modelo “lucrocêntrico”, que ele considera insustentável e ultrapassado, o Sol é o lucro, seguido pelo enriquecimento de líderes e acionistas.

Já o segundo modelo traz o ideal do sistema que ele co-fundou, o capitalismo consciente. Ali, o Sol representa a vida, o planeta Terra e todos os seres que o habitam. Depois, vêm as necessidades da empresa, dos clientes, produtos e serviços, a comunidade...

“Precisamos repensar tudo quando se trata de negócios. Capitalismo consciente é isso, tem de haver propósito. O propósito maior tem de ser encontrar soluções lucrativas para os problemas das pessoas e do planeta. O lucro é um facilitador.”

O professor de negócios do Babson College, nos EUA, terminou o evento pedindo que a plateia repetisse o juramento da empresa que cura:

  • Primeiro, não prejudique

Vou administrar minha empresa de modo a não prejudicar os outros ou o planeta.

  • Erradique o mal

Nunca permitirei ou pactuarei com abuso e exploração. Defenderei a justiça, a verdade, a beleza, a integridade e a simples bondade.

  • Amor conquista tudo

Vou operar com amor. Medirei o sucesso pela realização, abundância e alegria que eu proporcionar aos outros.

Confira entrevista exclusiva que Raj Sisodia deu para o blog da Flash.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️