Dicas sobre saúde bucal e planos odontológicos

Um conteúdo em parceria com a W.Dental

Saúde bucal e planos odontológicos são assuntos importantes para qualquer pessoa. Porém, muitas vezes, os colaboradores das empresas não sabem como utilizar os planos odontológicos ou não percebem a sua relevância para a saúde bucal e do corpo em geral.

Leia este artigo e saiba mais sobre saúde bucal e planos odontológicos!

Saiba mais sobre a importância da saúde bucal e planos odontológicos

Como ter uma boa saúde bucal? 

A saúde bucal é influenciada por uma série de fatores. Algumas pessoas pensam que apenas escovar os dentes e fazer um clareamento de vez em quando é o necessário para manter o sorriso bonito por vários anos, mas isso não é verdade! 

Para ter uma boa saúde bucal, é preciso se atentar a 4 aspectos principais:

1. Escovação

A escovação deve ser feita antes de dormir e em seguida de qualquer refeição importante, como café da manhã, almoço e jantar. Ela serve para eliminar os resíduos de alimentos dos dentes e prevenir a proliferação de bactérias.

2. Produtos 

Para ter uma saúde bucal de qualidade, os produtos utilizados precisam seguir essa mesma linha. A escova de dentes deve ter cerdas macias e precisa ser escolhida de acordo com o tamanho da boca. Além disso, é preciso usar uma boa pasta de dente e um fio dental resistente para obter resultados melhores.

3. Alimentação

A alimentação também influencia na saúde bucal. O ideal é não fazer refeições ou tomar bebidas ricas em açúcar para que as cáries sejam evitadas. A dieta deve ser composta por alimentos como vegetais, frutas e verduras.

4. Tabagismo

Por fim, o tabagismo é um dos fatores que mais prejudica a saúde bucal das pessoas. Quanto mais uma pessoa fuma, mais os dentes ficam amarelados e fracos, especialmente se ela já conta com alguma condição de saúde, como a gengivite.

Problemas bucais recorrentes 

Alguns dos problemas bucais mais comuns, são:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Mau hálito;
  • Câncer de boca;
  • Periodontite.

A saúde bucal pode influenciar na saúde geral?

A saúde bucal está interligada com a saúde do restante do corpo. Por isso, caso a higiene da boca seja feita de forma inadequada, é possível que isso desencadeia até mesmo problemas no coração. 

Com o acúmulo de bactérias na boca, algumas delas são absorvidas pela mucosa bucal, fazendo com que cheguem até a circulação sanguínea. Já na circulação, podem chegar até o coração, causando uma doença chamada endocardite.

Os pulmões também podem ser comprometidos caso a pessoa não tenha uma boa higiene bucal. As mesmas bactérias do caso anterior podem chegar aos pulmões por meio da circulação sanguínea ou até mesmo das cavidades oral e nasal. Se isso acontece, a pessoa pode ter sintomas como tosse, dor, cansaço e desenvolver pneumonia nos casos mais graves.

Benefícios de ter plano odontológico

Nem sempre os cuidados em casa são suficientes para manter uma boa saúde bucal, sendo preciso recorrer ao dentista para obter um auxílio especializado. Quando isso acontece, podemos marcar uma consulta particular através de parceiros do aplicativo Flash como a W.Dental.

Outra alternativa é recorrer a um plano odontológico, que pode contar com cobertura para diversos procedimentos como restauração, tratamento de canal, ortodontia, clareamento, limpeza, além de exames de imagem e emergência. Caso essa seja a escolha do colaborador, ele também pode fazer o pagamento do plano odontológico com o cartão da Flash!

Veja quais são as vantagens de escolher o plano:

  • Consultas preventivas e corretivas;
  • Economia financeira;
  • Tratamento odontológico com profissionais qualificados;
  • Ampla cobertura de procedimentos odontológicos;
  • Tratamentos, exames e atendimento de urgência.

Agora que você já sabe tudo sobre saúde bucal e planos odontológicos, continue no site da Flash e veja como ter acesso a um plano odontológico por meio dos benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.