Dicas para engajar os colaboradores da empresa mesmo a distância

Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), mais de 70% dos colaboradores das empresas brasileiras não só aprovam o modelo de trabalho em home office, como desejam que ele se mantenha mesmo após a pandemia. 

Essa intenção já é percebida pelas empresas, já que muitas afirmam que o modelo deu certo e que desejam mantê-lo.

Porém, para que a longo prazo essa aderência se mantenha, aliada também à produtividade dos colaboradores, é preciso que algumas estratégias sejam pensadas e aplicadas para engajá-los. 

Veja neste artigo como engajar colaboradores das empresas durante o trabalho remoto!

Por que é importante engajar colaboradores?

O engajamento dos colaboradores traz uma série de benefícios para as empresas. Veja alguns deles:

  • Aumento da satisfação da equipe;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Redução da rotatividade e do absenteísmo;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora da marca empregadora;
  • Aumento dos resultados em emprego e experiência.

É preciso sempre ter em mente: colaboradores engajados trabalham mais felizes e trazem muito mais resultados para a empresa! 

Trabalho remoto 

O trabalho remoto já é uma realidade e não há muito como fugir disso agora e nos próximos anos. Salvo algumas atividades essenciais, a ideia é que o futuro seja pautado por tendências como home office, anywhere office, espaços de coworking e modelos de trabalho híbridos.

Cada empresa vai escolher como fazer essa transição da maneira que melhor lhe convier. Porém, uma constante deve permanecer: a necessidade de inovar no tratamento com os colaboradores.

O trabalho remoto pode ser excelente e ao mesmo tempo aumentar as chances do desenvolvimento de doenças, como ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outras patologias ocupacionais.

Para manter os colaboradores engajados e ao mesmo tempo saudáveis no ambiente remoto, as empresas devem apostar em soluções voltadas à jornada dos colaboradores e saúde mental. Para isso, as equipes de RH certamente serão chamadas para proporem soluções eficientes dado essa nova realidade.

Dicas para engajar colaboradores a distância 

Uma das principais dicas é a adoção dos benefícios flexíveis. Eles podem ser oferecidos aos colaboradores enquanto trabalham a distância, demonstrando a preocupação da empresa com a qualidade de vida e bem-estar dos profissionais.

Alguns dos benefícios que mais se destacam são o Auxílio Home Office, para ajudar no pagamento de equipamentos e contas de luz e internet, por exemplo, e até mesmo o auxílio refeição e alimentação para pedidos por delivery.

Outras dicas são o constante desenvolvimento dos profissionais por meio de cursos, palestras e workshops on-line. Isso faz com que o home office não seja um período em que os colaboradores fiquem estagnados na carreira, mas sim uma oportunidade para crescer profissionalmente.

Por fim, a constante atualização das formas de se comunicar com os colaboradores é uma excelente forma de manter o engajamento. A ideia aqui é otimizar processos, criar sistemas e meios próprios para comunicação interna entre as equipes e fazer com que o trabalho flua com transparência e dinamismo, mesmo a distância.

Gostou do conteúdo? Fique à vontade para navegar pelo blog da Flash e conhecer mais sobre os nossos benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.