Despesas acessórias são gastos extras durante uma transação comercial. Também podem ser nomeados como despesas indiretas ou despesas adicionais.
Se referem aos custos além do valor de um produto ou serviço e, geralmente são adicionadas na precificação final para garantir que sejam cobertas pelo cliente na compra. Dessa forma, a empresa obtém lucro mediante aos gastos com a mercadoria.
As despesas acessórias, ou complementares, variam de acordo com o tipo de negócio ou setor. São incorridas pelo transportador ou outros profissionais responsáveis pelo carregamento, armazenagem e entrega. Podem ser agentes de carga ou armadores, por exemplo.
Os valores atribuídos às despesas acessórias estão relacionados ao processo aduaneiro, documentação necessária para liberação do desembaraço e nacionalização da mercadoria.
Neste conteúdo, você confere as respostas para sanar as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a leitura.
Entre os valores que integram as despesas acessórias, há sete mais comuns de serem encontrados e utilizados. Confira a seguir:
Esse tipo de despesa é atribuída na NFe como imposto. São calculadas no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), em operações de importação. Por isso, a descrição dessas despesas deve ser completa, uma a uma, para corresponderem ao DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
O PIS (Programa de Integração Social) está associado às despesas ligadas ao trabalhador. Ou seja, pagamento dos agentes e prestadores de serviços que intermediam transações comerciais.
Já a COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) está relacionada aos gastos de segurança social. Por exemplo, os seguros operacionais e as taxações bancárias entram nesta lista.
Valor das despesas por produto = total de outras despesas / quantidade de produtos. O resultado dessa base de cálculo se refere ao descrito em nota fiscal como ICMS.
Vale destacar que também existem outras despesas acessórias. Variando conforme as práticas contábeis e as políticas de cada empresa. E também em relação ao tipo de negócio, produtos ou serviços.
Entender as despesas acessórias da sua empresa é essencial para tomar decisões financeiras mais assertivas. Organize o seu orçamento adequadamente, considerando essas despesas adicionais, e não negligencie a necessidade de uma boa gestão de despesas.
Conheça outros tipos de despesas e saiba como a gestão de despesas corporativas pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio.