Em diversos momentos do negócio, uma consultoria empresarial auxilia empreendedores e gestores a encontrar soluções para os mais diversos problemas. Trata-se da alternativa ideal para organizações que desejam crescer rapidamente e de maneira saudável.
Uma gestão eficiente está ligada à competência dos profissionais e dos processos empregados no dia a dia da empresa, mas só isso, muitas vezes, não é o suficiente.
Com o auxílio de uma empresa de consultoria empresarial, é possível ter a visão externa de um especialista sobre toda a operação. É neste ponto que a expertise chega para resolver dúvidas, corrigir erros e superar obstáculos.
O consultor empresarial auxilia o gestor a encontrar caminhos mais adequados para potencializar o operacional da companhia em suas diferentes especificidades.
A consultoria reconhece as necessidades da instituição, identifica a situação atual e propõe as melhores soluções para otimizar sua eficiência e desempenho, melhorando a gestão empresarial como um todo.
Seja na gestão financeira, na estratégia do negócio, na gestão de pessoas ou mesmo no departamento de marketing, é possível encontrar especialistas que vão trazer melhorias significativas.
Vale pontuar que esse tipo de serviço não é exclusivo para grandes companhias. Hoje, já é possível buscar uma consultoria para pequenas e médias empresas, possibilitando um crescimento saudável, independentemente do segmento.
O objetivo deste conteúdo é trazer todas as informações necessárias para gestores e administradores que buscam entender mais sobre o que é, como funciona e os diferentes tipos de consultoria empresarial.
Acompanhe a leitura.
É um serviço que indica e resolve problemas de uma empresa, bem como diagnostica e analisa suas informações, visando a orientação dos gestores para alcançar uma gestão mais eficiente.
A consultoria empresarial pode ajudar na otimização de finanças, melhoria dos processos, aprimoramento do departamento de recursos humanos, redução de custos e planejamento estratégico ou de crescimento da empresa.
O serviço funciona como guia para fornecer a direção certa rumo a um nível mais alto de gestão. Além disso, tem como objetivo aprimorar a tomada de decisão, a produtividade e a expansão.
Os especialistas vão indicar os erros e acertos para que o negócio vença seus obstáculos e consiga melhorar.
Há diferentes tipos de consultoria no mercado. Desde as comerciais para vendedores, as de comunicação e marketing, entre outras áreas de atuação, todas têm como objetivo auxiliar uma instituição a otimizar algum aspecto.
Mais à frente, nos aprofundaremos em cada um deles. Antes, que tal conferir nosso material completo com 7 passos simples para melhorar os processos financeiros da sua empresa? Baixe agora, é gratuito.
O serviço de consultoria empresarial funciona em uma colaboração entre o consultor, o gestor responsável e sua equipe. Juntos, eles fazem um diagnóstico completo do problema ou da otimização buscada, para que o consultor consiga desenhar a melhor solução.
Muito além das diversas reuniões, que acontecem ao longo do processo, trata-se de uma troca de ideias e propostas de melhorias de processos, organização e até tecnologia.
Essa ajuda externa é totalmente personalizada para se encaixar na empresa, e isso a torna extremamente eficaz.
A consultoria não vai somente avaliar a situação, mas também indicar estratégias nas quais a companhia pode se basear para maximizar os resultados.
O trabalho de uma empresa de consultoria, normalmente, segue os seguintes passos:
O período de duração da consultoria varia bastante, sempre de acordo com o tamanho do projeto e a necessidade.
Se estivermos falando de uma companhia em crise, é possível que o consultor leve muito mais tempo do que em uma empresa que apenas busca resolver uma questão operacional. Tudo vai depender da dimensão do problema a ser solucionado.
Determinar o custo de um serviço como este também não é algo simples. Como exemplo, podemos citar a Setting Consultoria, especializada no ramo, que estima valores entre R$70 e R$200 por hora de um consultor, mas também ressalta que profissionais altamente especializados podem ir além disso.
As consultorias empresariais são importantes porque impulsionam a organização e alcançam melhores resultados. Ela possibilita determinar objetivos sensatos e praticáveis a partir da realidade da sua instituição. Isso lhe dá o poder de criar metas de curto, médio e longo prazo.
Todos sabemos que mudar processos não é fácil, mas com um especialista fica menos difícil. Esse serviço colabora bastante para o planejamento estratégico, e o consultor é qualificado para guiar os dirigentes durante essas mudanças.
A visão de uma pessoa de fora e que não está imersa nos processos internos pode renovar os ares com mais facilidade, trazendo um olhar diferente e único com a capacidade de apresentar inovações importantes.
Como você pôde ver até agora, esse serviço visa orientar e oferecer assistência às organizações que necessitam desempenhar certas atividades, mas precisam de um amparo mais denso e qualificado sobre o tema.
Tudo isso é feito através de estratégias que possibilitam traçar mudanças no ambiente e nos processos com eficiência e propriedade.
Nessa situação, é responsabilidade do consultor encontrar soluções que ajudem as companhias a reconhecer oportunidades de expansão e crescimento, além de elaborar os aprimoramentos cabíveis.
Para que você entenda mais sobre o assunto, selecionamos os principais tipos de consultoria empresarial que vão te ajudar a alcançar os seus objetivos.
Lembramos que a mesma empresa pode apresentar necessidades em diferentes setores. Por isso, existem diferentes tipos de consultoria, sendo elas:
Alguns ramos de atuação demandam consultores especializados para a elaboração de análises precisas. Uma consultoria de recursos humanos, por exemplo, vai ajudar a instituição a resolver questões sobre demissão, contratação, condições de trabalho, treinamentos e cursos, etc.
Outro exemplo bom para essa categoria é a consultoria no setor gastronômico. Os especialistas vão colaborar com orientações embasadas no seu repertório e conhecimento para quem pretende criar um restaurante ou melhorar a competência de um já existente.
Um terceiro exemplo fica por conta da consultoria em gestão de reembolsos de funcionários. Um auxílio que visa otimizar os seus processos de reembolso, melhorar a sua política de ressarcimentos de funcionários e tornar a alçada de aprovação mais fluída.
Quando automatizado, o sistema de gestão de reembolsos se torna mais ágil e fácil.
A consultoria estratégica tem como finalidade perceber e interpretar os pontos fortes e fracos do negócio. Além das forças e fraquezas, visa identificar ameaças e oportunidades para elaborar estratégias de ação e atingir resultados, tornando a instituição mais eficiente e lucrativa
Para isso, é feito um diagnóstico organizacional com o propósito de reconhecer quais processos precisam de aprimoramento. Para posteriormente implementar o planejamento estratégico.
Essa consultoria guia o contratante e fornece pontos de vista que assegurem a viabilidade e a saúde financeira do seu empreendimento em longo prazo. Para isso acontecer é necessário formular planos de ação que visem o futuro.
A consultoria em gestão de riscos existe por uma causa bem específica, ela tem por objetivo indicar e analisar quais são os riscos que a organização apresenta ou pode acabar enfrentando.
Ela indica ameaças e atua gerenciando a crise, definindo ações para prevenção e proteção para cada situação. Esse tipo de consultoria é bastante complexa, mas fundamental para uma gestão saudável daquilo que pode ameaçar sua companhia.
A consultoria de gestão de riscos preserva o desempenho e fornece aprimoramentos na tomada de decisão, visando sempre um crescimento que se sustente. Além disso, possibilita que você se concentre nos seus consumidores, enquanto a consultoria se preocupa na gestão de crise.
Dessa forma, o time de gerenciamento tem a função de alertar as empresas dos riscos associados a escolhas estratégicas e operacionais ruins que ameacem suas metas e objetivos.
Esse tipo de consultoria é bastante procurado, pois ela foca no estudo do comportamento dos consumidores. Assim, é possível visualizar com clareza o que eles desejam e precisam, o que permite traçar planos para atraí-los, conquistá-los e fidelizá-los.
Assim como uma agência de marketing, a consultoria oferece pesquisas de marketing, projetos com foco em marketing e vendas, além de diversos outros serviços que auxiliam no brand-awareness e, principalmente, nas vendas. O êxito do setor comercial da sua empresa nem sempre significa que as vendas estão fracas.
Muitas vezes, essa situação aponta que os conceitos dos produtos e serviços ofertados não atendem às necessidades do mercado.
Quando a consultoria de marketing começa a trabalhar, ela identifica aquilo que está falhando e elabora estratégias de marketing para buscar mudar o cenário. Desta forma, você pode voltar a corresponder às expectativas do público-alvo.
Essa modalidade de consultoria lida com questões sensíveis da instituição como o gerenciamento de receitas, investimentos e recursos.
Quando não é possível se firmar financeiramente, contratar uma consultoria financeira empresarial é uma boa saída para o problema.
Especialistas auxiliam gestores a encontrarem os melhores caminhos para reduzir custos, otimizar o controle de gastos e potencializar a utilização dos recursos da companhia.
Ainda é possível analisar questões tributárias e até mesmo ligadas aos reembolsos corporativos.
Esse tipo de consultoria dá o suporte necessário para trazer novas perspectivas ao negócio, podendo ajudar a empresa a trazer novidades à operação e também a criar novos modelos de negócio. Um exemplo do que uma consultoria de inovação pode trazer é mostrar novos canais onde é preciso investir, a fim de potencializar as vendas e o faturamento.
Por exemplo, uma forma de inovar é investindo na estratégia de marketplace in. Ou seja, criar um marketplace próprio,que é um novo canal de vendas escalável para qualquer empresa, seja ela B2B, C2C ou D2C.
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