Entender as tendências para 2021 é, necessariamente, entender como as novas configurações de trabalho impactaram colaboradores e equipes de Recursos Humanos (RH).
O RH é, no final das contas, o maior agente de mudanças para empresas dos mais variados setores. Por isso, se você quer estar por dentro das tendências para esse ano, não deixe de acompanhar esse artigo que preparamos para você.
Historiadores diriam que é impossível entender o futuro sem olhar para o passado, e eles estão certos. A verdade é que o ano de 2020 foi marcado por mudanças profundas no mercado de trabalho, desde o escritório até a casa de cada colaborador.
Não é segredo para ninguém que o trabalho remoto – o famoso home office – virou regra para grande parte dos trabalhadores. Isso também se espalhou, é claro, para processos de recrutamento, que também passaram a ser completamente virtuais na maioria das empresas.
Mais do que nunca, o cenário para profissionais da área de gestão de pessoas se mostrou extremamente mutável e dinâmico. A única coisa que se manteve a mesma foi o principal objetivo do RH: cuidar de pessoas.
Se 2020 foi um ano cheio de desafios, também foi um ano repleto de lições. Algumas delas já se consolidam como fortes tendências para o setor de Recursos Humanos. Entenda melhor a seguir:
Mais do que nunca, as empresas têm se preocupado com a experiência de seus colaboradores, tratando-os como verdadeiros clientes. Isso demanda que os profissionais de RH sejam capazes de proporcionar e traçar uma experiência positiva para colaboradores, mesmo para além dos processos seletivos.
Isso inclui promover uma boa política de benefícios flexíveis, por exemplo, com recursos que vão além do óbvio. Quer saber mais sobre o assunto? Conheça os principais tipos de benefícios flexíveis que sua empresa pode oferecer.
Muitas empresas também passaram a repensar a necessidade de fazer processos seletivos presenciais. O novo modelo caiu no gosto dos gestores de RH e, por isso, a tendência é que continue sendo utilizado em 2021.
O trabalho remoto foi, sem dúvidas, a maior das mudanças no mercado de trabalho, e promete ser também uma das mais duradouras. Trabalhar de casa já era uma prática difundida, mas com a pandemia, virou quase uma regra.
Esse novo modelo demanda mais organização e melhores habilidades de comunicação dos colaboradores, mas também pode ser muito proveitoso. Muitas empresas, tais como o Twitter, Petrobras e outras, já anunciaram que o modelo de trabalho remoto será permanente, mantido como um benefício para empregados.
Cada vez mais, os colaboradores buscam empresas com propósitos fortes para construir suas carreiras. Isso também parece ser uma tendência entre a liderança. De acordo com um estudo promovido pela PwC Brasil, 79% dos colaboradores em cargos de liderança acreditam que ter um propósito é um dos pontos-chave para engajar colaboradores.
A jornada de trabalho não foi o único aspecto a ser flexibilizado. Benefícios flexíveis também se fortaleceram durante a pandemia e prometem continuar ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Com esses benefícios, os profissionais da gestão de pessoas conseguem não apenas oferecer experiências mais satisfatórias para seus colegas de trabalho, mas também ter uma imensa vantagem competitiva em processos seletivos.
Além disso, oferecer recursos para suprir as diferentes necessidades de cada colaborador também pode ajudar a diminuir as taxas de turnover e melhorar o clima organizacional como um todo.
Quer saber mais sobre benefícios flexíveis e tendências para o RH? Navegue pelo blog da Flash Benefícios! Temos diversos conteúdos sobre o assunto.
A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil, oferecendo uma solução completa que garante mais autonomia para colaboradores e eficiência para equipes de Recursos Humanos. Visite nosso site e entre em contato com a nossa equipe!