O compliance é um termo relacionado diretamente com ações estratégicas de uma empresa para se enquadrar em leis e boas práticas que prezam pela ética nas relações internas e externas.
Quando falamos do compliance financeiro, no entanto, o assunto aborda especificamente tudo o que envolve as atividades financeiras da companhia.
É importante deixar claro que não existe um conceito específico sobre compliance financeiro, mas sim sobre o impacto que o compliance tem no financeiro da empresa. Ou seja, trata-se de como tornar os processos e atividades eficazes contra problemas que vão desde fraudes à corrupção interna.
A título de comparação, enquanto a governança corporativa trata sobre tornar a imagem externa da companhia, o compliance financeiro foca em manter toda a parte de ativos e passivos, do patrimônio às dívidas, novas parcerias, aquisições, fusões, entre outros, em conformidade com a lei.
Um é complementar ao outro, e os dois visam tornar as ações de uma empresa mais transparentes e éticas. Tudo isso reflete no dia a dia e também na gestão financeira da organização.
Um programa de compliance é fundamental para evitar fraudes financeiras e outros problemas.
Desde 2012, a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro define que sonegação de imposto, corrupção, tráfico de influência e outras transgressões são consideradas lavagem. Logo, condutas desse tipo colocam em risco não apenas os ativos financeiros, mas também a reputação da organização.
Fraudes no processo de reembolso, por exemplo, podem parecer fatos pequenos se analisados isoladamente, mas são capazes de gerar um rombo grande no caixa e até afetar a imagem da companhia no setor.
Por motivos como esses, uma boa política de compliance, controles internos rígidos
e práticas anticorrupção são fundamentais para estabelecer uma trajetória mais segura.
A mesma lei que define aquilo que é considerado lavagem de dinheiro também aponta quais setores precisam dar uma atenção especial a esta questão. São eles:
Se você leu até aqui percebeu que esse programa é muito importante para evitar danos à imagem e finanças de uma organização. Além disso, evita-se problemas antes mesmo que aconteçam, deixando a empresa prevenida e mais forte.
Com análises recorrentes e uma boa política de compliance, mesmo as transgressões que acontecem por falta de informação são apuradas. Isso gera uma relação mais sólida e responsável com os colaboradores, uma vez que o crime de lavagem de dinheiro ocorre como consequência de um outro crime, como falsificação de contratos, fraudes e desvio de verbas.
Confira, abaixo, outras vantagens de se adotar um programa de compliance financeiro:
Não há uma fórmula mágica nem uma receita do que deve ser feito para implementar um programa de compliance. O tamanho da organização, sua área de atuação e outros fatores são levados em consideração.
Mesmo assim há algumas iniciativas básicas que vão te ajudar nessa jornada, como:
Essa etapa é muito importante para qualquer programa de compliance. Aqui você define procedimentos quando em determinadas situações. Essa padronização distancia a empresa de erros que podem acabar em fraudes acidentais.
O fluxo de aprovação é uma ótima ferramenta contra a corrupção e lavagem de dinheiro.
Quando mais de uma pessoa está envolvida na aprovação de documentos e orçamentos, fica mais difícil de uma fraude acontecer. É importante, porém, que haja fluidez nos processos e fluxos para que isso não se torne um problema operacional no futuro.
Sempre que uma regra for atualizada, promova um treinamento para as áreas pertinentes. No entanto, cuidado para não gastar tempo com treinamentos genéricos.
É mais vantajoso preparar ações diretas ao ponto para reforçar o conhecimento dos colaboradores em pontos específicos para cada setor de atuação.
As auditorias, por sua vez, vão ajudar a compreender se os esforços em prol do compliance estão surtindo resultado. Além disso, também vão auxiliar no controle de processos e na segurança das práticas previstas no código de ética e conduta.
O compliance financeiro envolve diferentes áreas de atuação e conhecimento. Diferentes colaboradores de diferentes áreas precisam de informações para poder realizar o compliance.
Assim, para que possa ser mais eficiente e ágil, é importante que as informações estejam em um único lugar.
Mais do que apenas um código de conduta e controle rígido sobre todas as transações, também é preciso investir em tecnologia para assegurar que tudo corra da melhor forma. Por esse motivo, a Flash Expense oferece uma solução completa para a gestão de despesas corporativas.
Com regras automatizadas, alertas personalizados e armazenamento em nuvem, a plataforma auxilia o financeiro na missão de manter todas as informações seguras e atividades reguladas. Tudo de acordo com a política de compliance do seu financeiro.
Quer saber mais sobre como a Flash Expense pode ajudar a tornar seu financeiro mais seguro e potencializar o seu compliance? Solicite uma demonstração grátis e converse com nossos especialistas