Como os benefícios flexíveis contribuem para a retenção de talentos?

Benefícios flexíveis podem ser poderosas ferramentas de aquisição e retenção de talentos. Entenda como esse processo funciona no blog da Flash Benefícios!

Como os benefícios flexíveis contribuem para a retenção de talentos?

 

O poder dos benefícios na retenção de talentos é, frequentemente, subestimado. Pesquisas de mercado apontam para uma tendência cada vez mais clara: planos de benefícios são um fator decisivo na escolha por permanecer em uma posição ou procurar um novo emprego.

Por esse motivo, grandes empresas do Brasil e do mundo passaram a investir em políticas de vantagens para seus funcionários, incluindo benefícios flexíveis em suas propostas de seleção.

Se a sua empresa anda tendo problemas em atrair e reter bons profissionais, esse artigo pode ser de grande ajuda. Nos próximos parágrafos, falamos sobre como uma política de benefícios flexíveis pode ser uma verdadeira ferramenta para o crescimento da sua empresa. Confira!

O que é retenção de talentos?

Cada vez mais empresas se preocupam em ocupar posições de trabalho com profissionais que tenham mais a oferecer do que apenas as suas habilidades técnicas, mas que também tenham boas soft skills e alinhamento de valores com a empresa.

Essa é uma prática que pode agregar muito ao crescimento de um empreendimento, mas não necessariamente torna o trabalho dos departamentos de Recursos Humanos (RH) mais fácil.

Mesmo quando esses profissionais já estão contratados, o trabalho não está completo. Também é importante trabalhar para que eles estejam satisfeitos em desempenhar suas funções na empresa – e é aí que entram as estratégias de retenção de talentos.

Por que atrair e reter talentos é um desafio para as empresas?

O mercado de trabalho é um sistema competitivo tanto para funcionários quanto para empresas. Ao encontrar profissionais alinhados com os valores da organização, a empresa precisa assegurar sua satisfação, evitando que ele sinta necessidade de mudar de emprego.

Isso é um desafio, porque nem todas as companhias estão familiarizadas com as facilidades dos benefícios flexíveis nesse processo. No tópico a seguir, entenda com mais profundidade as maneiras como os benefícios flexíveis podem ajudar.

Vantagens de usar os benefícios flexíveis para atrair e reter talentos

Da mesma maneira que sua empresa é criteriosa em processos seletivos, bons profissionais também têm suas exigências no momento de trocar de emprego. Por isso, uma política de benefícios flexíveis pode te ajudar a suprir todas as necessidades dos profissionais do seu time, assim com as necessidades dos profissionais que você deseja contratar.

Essa política de benefícios também pode ajudar a aumentar a produtividade das equipes e melhorar o clima organizacional de uma empresa. O maior benefício, no entanto, pode ser observado em processos seletivos.

Contando com uma política de vantagens mais agressiva, sua equipe de RH terá mais recursos para procurar perfis aderentes às vagas, facilitando todos os procedimentos envolvidos na contratação.

O impacto dos benefícios flexíveis na atração e retenção de talentos

 

Atualmente, os profissionais mais talentosos do mercado não estão em busca apenas de altos salários. É claro que esse é um ponto importante, mas em um cenário tão competitivo, o que mais se destaca são os diferenciais oferecidos pelas empresas.

 

Podemos citar a possibilidade de atuar em horários menos rígidos, projetos inovadores e até mesmo a atuação ao lado de profissionais renomados. Porém, o que realmente está fora da curva para os talentos é o oferecimento de um bom pacote de benefícios flexíveis.

 

Na atração e retenção de talentos, os profissionais podem se sentir muito mais inclinados a aceitar uma proposta ou continuar no mesmo emprego quando os benefícios são bons. Pelo menos é isso que diz a pesquisa Global Talent Trends, realizada pelo LinkedIn em 2020.

 

O estudo perguntou para colaboradores talentosos o que eles achavam dos benefícios nas empresas em que atuavam. O resultado foi que, na opinião de 48% dos entrevistados, as empresas precisam otimizar ainda mais os benefícios oferecidos.

 

Além disso, conforme dados da Society of Human Resource Management, as empresas focam muito nos benefícios para atrair e reter talentos. Cerca de 34% das empresas que melhoraram o pacote de benefícios, conforme o estudo de 2018, o fizeram para reter os colaboradores em mais de 70% dos casos e para atrair talentos em quase 60% dos casos.

 

Benefícios da retenção de talentos

 

Existem diversos benefícios em reter e atrair talentos por meio dos benefícios flexíveis. Veja quais são os principais:

 

Clima organizacional

 

Quando os funcionários são bem-cuidados e seu bem-estar é colocado como um dos focos da empresa, o clima organizacional tende a melhorar. 

 

Segundo a mesma pesquisa do LinkedIn citada anteriormente, as empresas que possuem nota máxima no quesito benefícios contaram com uma redução de mais de 50% nos problemas e atritos entre os colaboradores.

 

Além disso, uma política de benefícios flexíveis que proporcione acesso facilitado a atendimento em saúde mental, por exemplo, pode ajudar os colaboradores a sentirem menos estresse, falta de ânimo, mau humor e ansiedade.

 

Engajamento e produtividade

 

Quando um colaborador entende que a empresa valoriza e reconhece o seu trabalho por meio do oferecimento dos benefícios flexíveis, isso gera um efeito positivo na sua percepção da empresa.

 

Funciona assim: a empresa oferece benefícios flexíveis e os colaboradores ficam ainda mais satisfeitos em trabalhar no local. A partir disso, dão mais valor para a empresa e começam a se empenhar mais nas tarefas, ficando ainda mais engajados e produtivos.

 

Dicas para contratar um serviço de benefícios flexíveis eficiente

 

Ao contrário do que se pode pensar, implementar e gerenciar benefícios flexíveis não é uma tarefa difícil – muito pelo contrário. Contando com uma boa empresa de gestão, é provável que seu time de RH tenha sua capacidade de trabalho otimizada.

 

Outro grande equívoco é o de que apenas benefícios não obrigatórios podem ser oferecidos como flexíveis. Isso também não é verdade. Mesmo benefícios tradicionais, como vale-refeição e alimentação, podem ser incluídos na nova política.

 

A Flash Benefícios é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil, oferecendo soluções simples e efetivas para melhorar suas estratégias de retenção de talentos.

 

Nossa plataforma é intuitiva e o nosso aplicativo confere mais independência aos funcionários, já que eles podem consultar seu uso de benefícios por conta própria. Isso também permite que times de RH tenham suas cargas de trabalho otimizadas, evitando atividades muito operacionais.

 

Navegue pelo nosso site! Teremos todo o prazer em encontrar a melhor solução para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.