O funil de vendas é um modelo de estratégia que tem como objetivo mostrar a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até a realização da venda. Em alguns casos, além dela. Resumidamente, é uma representação de toda a trajetória do cliente e, dessa forma, diminui consideravelmente a perda de vendas.
Para entender mais a fundo como não perder vendas, continue lendo este post!
O topo do funil é a parte do aprendizado e da descoberta. Nessa parte, o consumidor realiza a descoberta de uma necessidade que até então era desconhecida. Essa é a etapa da consciência e do despertar após entrar em contato com a empresa.
O papel da empresa, nesta etapa do funil, é oferecer conteúdos que agreguem informação ao consumidor. Infográficos e E-books são ótimas sugestões de materiais e que podem ser acessados após o contato. Após o cliente fornecer dados como profissão, nome e e-mail, ele se torna um lead e avança no funil.
No meio do funil está a área de reconhecimento do problema e a consideração da solução. Nesta etapa a empresa estará lidando com leads. Nesse momento os clientes querem a resolução de um problema, mesmo que não saibam exatamente como conseguir.
Nesse ponto, a função da empresa é ajudar com dicas e técnicas a amadurecer e qualificar o consumidor para que ele fique pronto para avançar no funil.
Agora sim é o momento de decisão da compra. Nesse momento, o consumidor está pronto para ser abordado pela equipe de vendas. A relação de confiança já estabelecida entre empresa e leads faz com que seja possível uma maior margem de negociação. Dessa forma, o cliente confiará na empresa.
Os pontos positivos que o funil de vendas traz são muitos, entre os principais e mais notáveis podemos citar:
Para cessar imediatamente a perda de vendas, saber desenvolver um funil de vendas é essencial para elaborar estratégias totalmente efetivas e também para usufruir completamente dos benefícios que acima foram citados. Para construir um funil de vendas totalmente efetivo, basta seguir as dicas abaixo:
Para fazer isso, basta analisar se a empresa já possui um nível considerável de clientes. Dessa forma, é possível realizar uma pesquisa de persona para cada um deles.
A melhor forma de fazer isso é realizando uma série de perguntas destinadas aos clientes, entre essas perguntas é possível incluir: as razões que os levam a comprar, as dúvidas, sugestões, ambições, etc. A melhor forma de fazer isso é conversando, quanto mais, melhor.
Após conhecer a jornada de compra dos consumidores, é necessário implementar algumas milestones. As milestones são importantes para saber exatamente quando o cliente evoluiu para alguma nova etapa do funil.
Ao utilizar as ferramentas de forma correta, é possível o convencer de passar para a próxima etapa mais rapidamente.
Por fim, quando o funil já está estruturado, é preciso fazer um acordo entre todos os times de Vendas e Marketing, visando definir exatamente como eles podem ajudar e quais serão as entregas entre eles.
Antes de prometer mundos e fundos de resultados mediante ao funil de vendas, é realmente necessário ter certeza se a empresa e os gestores realmente conhecem o conceito.
Entre os maiores erros do funil de vendas e que acarreta em perda de vendas, está o fato de acreditar que todo visitante é, sem dúvida, um cliente. Infelizmente, isso não é correto. É comum as pessoas entrarem no site da empresa apenas para olhar e ler os conteúdos sem deixar contato nenhum, apenas por um passa tempo ou outro motivo.
Ter um número alto de visitantes é, sem dúvida, um ótimo sinal. Mas se essas muitas visitas não se tornam leads, é necessário trabalhar de forma melhor a conversão.
Inclusive, um dos maiores erros é focar apenas no resultado final. O foco é realmente muito importante e não pode ser deixado de lado, mas é necessário depositar um pouco mais de atenção em cada etapa do funil em particular. Dessa forma, é possível identificar oportunidades e realizar otimizações.
Como é possível perceber, o funil de vendas é extremamente importante para transformar visitantes em potenciais vendas e diminuir consideravelmente a perda de vendas na empresa. Assine nossa newsletter para receber dicas e materiais gratuitos semanalmente!