Muitas empresas e colaboradores não sabem, mas a adoção de benefícios flexíveis pode auxiliar os funcionários a terem maior qualidade de vida e até uma alimentação saudável.
Muitos já ouviram falar em benefício flexível que foge do padrão tradicional de benefícios e é visto por colaboradores (e futuros colaboradores também) como um diferencial dentro de empresas. Hoje, a maior parte das companhias e empresas oferecem um pacote fixo de benefícios, que é chamado Programa Tradicional. Por isso, a ideia de flexibilizar essa oferta surge de uma tendência internacional.
No modelo tradicional, quando as empresas criam seu pacote de benefícios, elas estabelecem exatamente o que os funcionários poderão receber. São itens básicos que incluem plano de saúde, seguro de vida e algumas opções de lazer e vantagens para a aposentadoria. Porém, quando a empresa opta pelo modelo de benefícios flexíveis, ela cria um pacote bem mais amplo e inclui opções não tradicionais. Então, cada funcionário tem direito a escolher quais itens desse amplo pacote deseja receber.
No modelo flexível, em vez de a empresa definir o pacote de benefícios para os colaboradores, o RH define (baseado na política de remuneração e benefícios da empresa) quais benefícios o colaborador utilizará. Outro ponto interessante é a facilidade de poder mudar esses benefícios fornecidos sem precisar, necessariamente, aumentar o valor.
Assim, o benefício flexível apoia de forma verdadeira o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de um colaborador, pois está alinhado ao estilo de vida de cada um.
Seguindo as indicações e tomando os devidos cuidados, o sistema de benefícios flexíveis pode ser uma inovação importante para a motivação dos funcionários, como também a atração e retenção de talentos.
Os funcionários terão maior entendimento e poder de escolha sobre a sua remuneração, enquanto a empresa também passa a ter maior controle sobre os custos do programa a longo prazo.
Como as diversas opções buscam atender às necessidades dos funcionários, isso acaba reduzindo a pressão por novos benefícios com o passar do tempo. Assim, os benefícios flexíveis ajudam não apenas os colaboradores, como também a própria empresa.
Quando o benefício de alimentação (como vale-refeição ou vale-alimentação, por exemplo) fica restrito, os colaboradores tendem a escolher lugares e estabelecimento para se alimentar que aceitam esse cartão benefício como pagamento e não escolhem necessariamente os estabelecimentos que oferecem uma alimentação saudável.
Com os benefícios flexíveis, o critério fica a partir do funcionário. Desta forma, ele tem a opção de poder escolher o estabelecimento que oferece refeições e alimentos mais saudáveis e, assim, dá prioridade à alimentação saudável, pois ele não se baseia apenas no lugares que vão aceitar o benefício como forma de pagamento.
Assim, o funcionário se alimenta com maior qualidade, aumenta a sua qualidade de vida e evita problemas futuros ligados à uma alimentação pouco nutritiva.
Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!