É consenso entre os profissionais de RH que, hoje em dia, os trabalhadores buscam mais do que apenas um salário competitivo. Portanto, implementar um programa de benefícios para funcionários é indispensável para as empresas que desejam se destacar e atrair os melhores talentos do mercado.
Endossando isso, a Pesquisa de Benefícios 2022 da Robert Half revelou alguns dados relevantes. Cerca de 57% dos profissionais entrevistados que estavam empregados afirmaram considerar os benefícios na hora de aceitar uma nova proposta de emprego. Inclusive, essas mesmas pessoas disseram negociar melhor o salário caso alguns benefícios específicos não sejam oferecidos.
Diante desse cenário, a gestão de benefícios demanda estratégia e inovação por parte dos times de RH, mas não antes do domínio completo deste tema. Se você quer saber mais sobre cartão de benefícios para empresas, este guia é para você!
Um cartão de benefícios é um cartão de crédito ou pré-pago fornecido pelas empresas aos seus funcionários que contempla os auxílios oferecidos pela organização.
Vale-alimentação e vale-refeição são exemplos de cartões de benefícios. Além da alimentação, esse recurso também pode ser destinado à mobilidade, educação, saúde dos colaboradores, entre outras áreas.
Também se encaixam nessa categoria os cartões de benefícios flexíveis. Com eles, é possível negociar e adaptar os benefícios aos gostos e necessidades de cada funcionário.
Em um contexto mais macro, pode-se dizer que um cartão de benefícios é um complemento do salário dos trabalhadores. Além disso, é uma forma da empresa proporcionar maior qualidade de vida e estabilidade financeira aos colaboradores.
Vale ponderar que oferecer um cartão de benefícios não é mais um grande diferencial, mas, sim, uma necessidade. Hoje, ele é um item fixo na lista de expectativas e exigências da maioria dos profissionais. Por isso, se o intuito da sua empresa é se destacar no mercado, é fundamental ir além do básico.
Implementar benefícios na empresa pode trazer inúmeras vantagens, tanto para a organização quanto para os colaboradores. Abaixo, listamos as que mais se destacam e vão te convencer da importância dessa decisão:
O cartão de benefícios contribui para a construção de uma imagem e de um ambiente mais positivo para a empresa. Demonstra o interesse da organização em atender às expectativas dos seus colaboradores e contribuir com o seu bem-estar dentro e fora do contexto do trabalho.
A partir disso, é possível colher resultados como:
O RH também é beneficiado com esse recurso, pois o cartão otimiza a gestão de benefícios, trazendo mais praticidade e eficiência para esse processo.
A configuração e a liberação dos benefícios é centralizada e modernizada. Dessa forma, eles podem ser facilmente adequados à política da empresa, à Lei Trabalhista e às modalidades como trabalho híbrido, remoto ou home office.
E mais: a adesão de um cartão de benefícios pode trazer vantagens para a gestão fiscal e financeira da companhia. Isso porque ele facilita o controle e a provisão de gastos, reduz custos operacionais e pode, ainda, render isenções de impostos.
É claro que os funcionários também têm muito a ganhar com um cartão de benefícios. Esse tipo de auxílio é, para muitos, um complemento fundamental de suas rendas mensais. Além disso, é uma forma dos trabalhadores terem:
Deu para notar o quanto um cartão de benefícios pode impactar positivamente os negócios e as pessoas, não é mesmo? Mas, como colocar isso em prática? Adiantamos que não há uma única forma. Confira, a seguir, os principais tipos de cartão de benefícios:
Um cartão multibenefícios é uma solução que unifica diversos tipos de benefícios em um único cartão. Com ele, é possível oferecer vale-alimentação, auxílio-mobilidade, vale-cultura, entre outros benefícios, de forma muito mais prática.
O cartão multibenefícios traz vantagens tanto para o RH quanto para os colaboradores, já que confere muita agilidade às empresas e, também, oferece liberdade aos funcionários.
O vale-alimentação é um dos tipos de cartão de benefícios mais oferecidos pelas empresas, junto com o vale-refeição. Ele consiste em um saldo destinado à compra de alimentos em mercados, mercearias, hortifrútis, açougues e outros estabelecimentos do tipo.
Há quem diga que o vale-alimentação é uma evolução da cesta básica. Afinal, o trabalhador pode escolher os produtos da sua preferência, com base nos hábitos alimentares da sua família.
No entanto, é importante destacar que o vale-alimentação não pode ser usado para comprar refeições prontas ou produtos não-alimentícios. Portanto, nada de bebidas alcoólicas, produtos de limpeza ou higiene pessoal, eletrodomésticos e eletroeletrônicos com o VA…
O vale-refeição é voltado para a compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, padarias e afins. Seu objetivo é permitir que o colaborador possa se alimentar com praticidade e qualidade ao longo da jornada de trabalho.
Por isso, assim como o vale-alimentação, ele é bastante popular nas políticas de benefícios das companhias, ainda que não seja um benefício trabalhista obrigatório.
O vale-cultura é um benefício recente e inovador, voltado para o lazer e o bem-estar dos colaboradores. Normalmente, consiste em um cartão pré-pago com um saldo disponível para ser usado em ingressos em museus, cinemas e teatros, compras de livros, serviços de streaming e outras atividades culturais.
Assim, o trabalhador pode ter experiências artísticas e de descompressão sem precisar comprometer parte do seu orçamento mensal. Sem contar que esse tipo de atividade é um ótimo tópico de conversa entre os colaboradores ou oportunidade de interação fora do ambiente de trabalho!
O auxílio-mobilidade unifica todos os benefícios de transporte em um só cartão. Além do tradicional vale-transporte, também é possível utilizá-lo para aluguel de carros, bicicletas e patinetes, viagens em aplicativo e compras de passagens aéreas e rodoviárias.
Quem utiliza veículo próprio para se deslocar até o serviço ou para fazer viagens corporativas também pode usar o auxílio-mobilidade. Nesse caso, o benefício cobre combustível, estacionamento, pedágio e até manutenção.
As empresas também podem oferecer um cartão de benefícios com um saldo derivado de premiações e bonificações. Nele, programas de participação nos lucros e resultados e outras gratificações acordadas entre empregadores e empregados podem estar incluídos.
O auxílio home office surgiu para suprir as demandas do trabalho remoto ou híbrido e adaptar os benefícios a essas novas modalidades que parecem ter vindo para ficar.
Esse benefício se destina aos custos com internet, materiais para escritório, energia elétrica e outros gastos derivados do trabalho em casa e/ou a distância.
Com o auxílio home office da Flash, é possível creditar um valor específico de ajuda de custos. Assim, os colaboradores podem pagar suas contas de energia elétrica e internet, além de adquirir equipamentos e acessórios novos. E, através do aplicativo Flash, é possível acompanhar o saldo disponível para esse benefício.
Um cartão de benefícios é todo cartão que contemple um saldo destinado a um dos benefícios oferecidos pela empresa aos seus funcionários. Os já citados vale-alimentação, vale-refeição e auxílio-mobilidade são exemplos disso.
Já um cartão multibenefícios, como o nome sugere, reúne mais de um benefício corporativo em um único cartão. Ou seja, ao optar por um cartão multibenefícios, as empresas não têm que lidar com diferentes fornecedores e plataformas de gestão de benefícios.
Com ele, é possível definir quais benefícios serão ofertados e creditar o valor de cada um em suas determinadas categorias. Além de permitir certa liberdade para que o próprio trabalhador decida como irá distribuir seu saldo entre os diferentes benefícios – é o que chamamos de cartão de benefícios flexíveis.
Ao mesmo tempo, os colaboradores têm todos os seus benefícios – refeição, alimentação, saúde, cultura, transporte e tudo mais – em um só lugar e sempre à mão.
Podem usar o cartão de benefícios todos os trabalhadores que possuem vínculo empregatício com uma empresa que oferece esse tipo de auxílio.
A partir disso, fica a critério de cada organização restringir o benefício aos colaboradores admitidos sob o regime CLT ou estendê-lo a trabalhadores temporários, estagiários e aprendizes.
Alguns tipos de benefícios, como os alimentícios, são para finalidades específicas e não podem ter seu saldo repassado a outros produtos e serviços. Por isso, é fundamental que o cartão de benefícios escolhido permita a configuração de saldo exclusivo para manter o compliance das organizações.
Depende da política de benefícios adotada pela empresa. Cartões tradicionais podem ficar restritos a uma certa quantidade de estabelecimentos conveniados. Já um cartão de benefícios flexíveis, como o da Flash, por exemplo, pode ser usado em diversos lugares que aceitem a bandeira Mastercard.
A distribuição dos valores pode ser definida pelo RH ou pelo próprio colaborador, salvo as restrições estabelecidas por Lei.
O cartão Flash Benefícios é um cartão de benefícios flexíveisque reúne desde os benefícios tradicionais, como vale-alimentação e vale-transporte, até os mais modernos, como vale-cultura e auxílio home office.
Com ele, as empresas podem gerenciar todos os benefícios de forma centralizada e com total respaldo jurídico. E os colaboradores podem aproveitar seus benefícios com muito mais liberdade e facilidade!
O cartão de benefícios da Flash foi pensado para facilitar a vida do RH e permitir que os trabalhadores usufruam dos seus benefícios da melhor forma. Confira suas principais vantagens:
Agora que você já sabe o que é um cartão de benefícios e todas as vantagens desse recurso, resta saber como implementá-lo na sua empresa.
O primeiro passo é estruturar a política de benefícios. Ele deve ser adaptado às reais necessidades dos colaboradores e alinhado com as tendências e práticas do mercado para gerar valor à empresa e aos trabalhadores. É importante também estabelecer um orçamento, políticas claras e um calendário de implementação.
Com essa estruturação em mãos, é hora de escolher uma empresa de benefícios que se alinhe com a estratégia da sua empresa. Essa etapa é crucial, pois você precisa contratar uma empresa especializada, que dê conta da gestão dos benefícios e garanta a melhor experiência para sua equipe!
O cartão Flash Benefícios cumpre todos esses requisitos e garante vantagens incomparáveis para as empresas, para o RH e para os trabalhadores.
+ 10 perguntas sobre a nova lei dos benefícios respondidas pelo nosso time jurídico
+ Benefícios corporativos e reforma trabalhista: o que muda?
+ Alessandra Marchetti: conforto no home office com o apoio de benefícios flexíveis