Gestão de despesas

Como funciona o Cartão Combustível? Descubra 5 vantagens de usá-lo na empresa

Por Yanick Gudim · 21 mar 2023
Compartilhe
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada

Empresas de diversos segmentos e portes que contam com frotas próprias precisam fazer a contabilização dos gastos com os veículos. Neste cenário, o cartão combustível apresenta grande facilidade e praticidade, tanto para gestores quanto colaboradores.

Ao usar este recurso, a necessidade de calcular a gasolina por km rodado, por exemplo, é eliminada. Com isso, todas as implicações deste processo, como o armazenamento e checagem de notas fiscais e recibos, deixam de ser uma dor de cabeça.

A adoção do cartão combustível para empresas promove maior satisfação aos colaboradores e agilidade aos responsáveis financeiros. Além disso, a rotina financeira é otimizada, já que não há necessidade de prestar contas.

Ao pensar que esta ferramenta pode ser aliada ao cartão pré-pago corporativo, as facilidades são ainda maiores.

O que é um cartão combustível?

Também conhecido como cartão de abastecimento, é uma facilidade para organizações com veículos próprios. Ele promove uma gestão de despesas facilitada e elimina o reembolso de despesas, já que reúne todas as informações pertinentes em um único lugar.

Diferentemente do vale combustível, que é usado apenas para reabastecimento dos veículos, o cartão serve para outras questões pertinentes à gestão de frotas. Isso significa que, além de ser usado em postos de combustível, pode ser usado para limpeza, manutenção, entre outras necessidades.

Então, como funciona como um cartão corporativo, mas destinado aos serviços relacionados à frota, ele também pode ser pré-pago ou pós-pago. Logo, seja qual for a modalidade, ele garante maior controle sobre as despesas.

Mesmo assim, as organizações que desejam maior controle podem optar pelo pré-pago, enquanto as que querem mais liberdade podem escolher o pós-pago. No entanto, independente da escolha, as empresas garantem velocidade no processo.

Para que serve o cartão combustível e quais as suas vantagens?

A principal finalidade do cartão de abastecimentos para empresas é promover a otimização da gestão de despesas, de frotas e financeira. Com este cartão, de crédito ou não, as empresas podem ter todos os gastos dos seus veículos reunidos em um único lugar.

Com isso, a necessidade da prestação de contas é diminuída, uma vez que as faturas disponibilizam todos os dados necessários. Se por um lado os colaboradores evitam a perda de notas fiscais, os gestores, por sua vez, não perdem horas analisando-as.

Além disso, alguns destes cartões reúnem outras facilidades. Então, além de contar com uma ampla rede de postos credenciados, alguns também permitem seu uso com gastos de manutenção, lavagem e assistência 24h.

Dessa forma, a empresa não só garante maior eficiência na gestão de despesas, como também promove o Duty of Care. Quando falamos do cartão Flash corporativo de combustível, a situação é ainda mais vantajosa.

Em um só lugar, os responsáveis financeiros conseguem gerir despesas de viagens corporativas e os gastos mais rotineiros, como almoços, por exemplo.

Além disso, ao gerir as despesas com cartão corporativo usando o recurso da Flash, o colaborador pode usar também aplicativos de transporte, melhorando ainda mais a mobilidade deles.

Como funciona o cartão combustível?

O funcionamento do recurso depende da modalidade selecionada pela empresa, existindo dois tipos de cartão combustível:

  • cartão combustível pré-pago;
  • cartão combustível pós-pago.

Cartão combustível pré-pago

Esta modalidade, assim como o cartão corporativo de mesmo nome, exige recargas para seu uso. Dessa forma, ele age como um cartão de débito. Isso garante aos gestores maior controle sobre essas saídas, já que eles podem alocar quantias conforme a necessidade.

Seja para usos pontuais ou corriqueiros, o responsável pode disponibilizar valores para serem usados ao longo do mês, ou para serem utilizados em uma ocasião específica. Além disso, como ele não faz compras após o saldo acabar, ele evita desperdícios.

Aliado a este maior controle, encontra-se também a dificuldade de identificar irregularidades e violações da política de cartão corporativo ocorrerem.

Como, geralmente, os valores são calculados com base em médias, se eles se esgotarem com velocidade, o gestor percebe rapidamente, evitando fraudes.

Cartão combustível pós-pago

Este é o modelo equivalente ao cartão de crédito e promove maior liberdade aos colaboradores. Em contrapartida, os gestores terão maior trabalho para auditar e fazer com que as políticas sejam respeitadas.

Apesar dos cartões possuírem limites e poderem ser ajustados, muitas vezes eles não são tão personalizáveis. Além disso, estes cartões não passam pela etapa de recarga, somente o pagamento das faturas, eliminando os cálculos das médias de gastos.

Com isso, caso os valores ultrapassem os valores normais, a identificação destas irregularidades será mais difícil.

As 5 principais vantagens de usar o cartão de abastecimento

O uso deste recurso para gerir a frota de uma organização não se limita somente a facilitar a rotina financeira e evitar fraudes. Mesmo que a gente vá aprofundar estes dois pontos, existem outros. Confira as 5 principais vantagens de usar o cartão combustível:

  1. identificação de fraudes;
  2. possibilidade de descontos;
  3. construção de históricos;
  4. facilitação do faturamento;
  5. análises apuradas.

1. Identificação de fraudes

Com todas as despesas reunidas em um único lugar e o acompanhamento em tempo real dos gastos feitos, a identificação de fraudes é mais rápida. Dependendo da modalidade escolhida, o limite imposto pelo saldo obriga o usuário a gerir o recurso com sabedoria.

Além disso, caso haja algum desperdício voluntário, gasto superfaturado ou desvio, o gestor percebe com maior facilidade. A Flash Expense oferece uma funcionalidade que mostra uma taxa de reembolso de quilometragem.

Com isso, o gestor tem um valor fixo do reembolso por cada quilômetro rodado, permitindo precisão nas quantias, independente da distância.

Dessa forma, caso um colaborador abasteça R$100 reais com a intenção de embolsar R$20, por exemplo, a ação será facilmente percebida

Calcular esta taxa é fundamental para garantir maior controle sobre o reembolso de quilometragem. No entanto, elencar todos os custos e despesas, bem como encontrar as fórmulas e fazer os cálculos é trabalhoso.

A situação pode se estender por algumas horas ou mesmo dias, fazendo com que o responsável pela área perca tempo valioso, que podia ser melhor aproveitado. Pensando nisso, disponibilizamos uma planilha para calcular a taxa de reembolso de quilometragem.


Baixe, otimize sua rotina e evite fraudes.

Imagem não encontrada

2. Possibilidade de descontos

Dependendo da bandeira ou fornecedor do cartão, a empresa consegue parcerias com postos de gasolina. Uma rede credenciada pode oferecer preços especiais ou outros recursos de fidelização, promovendo, assim, redução de custos.

3. Construção de históricos

Ao ter todas as informações pertinentes em um único lugar, o gestor consegue conferir quais foram os gastos médios por região, trajeto e colaboradores. Assim, a disponibilização de novos saldos é otimizada e o controle maior.

4. Facilitação do faturamento

A otimização da rotina financeira vem, principalmente, na disponibilização das informações e eliminação das notas fiscais. Como os colaboradores podem perdê-las e elas próprias se apagam com o tempo, a situação muitas vezes se mostra complicada.

Então, ao usar um cartão combustível, o cenário muda completamente. O gestor financeiro e de contabilidade têm todos os dados disponíveis, enquanto não precisam se preocupar com inúmeros papéis.

5. Análises apuradas

Com a construção de históricos e amplas informações, os responsáveis pela área conseguem fazer análises mais precisas. Seja em aumentos ou reduções, é possível entender o porquê eles ocorreram.

Com isso, a procura por otimizações, como novas parcerias com redes de abastecimento ou mecânicos, melhores trajetos ou aprimoramento da política são facilitadas. Ao contar com a tecnologia, o processo é ainda melhor.

A Flash Expense oferece funcionalidades que automatizam o lançamento de despesas e evitam o desencontro de informações. Com isso, não há necessidade de fazer o mesmo registo em mais de um sistema, evitando as chances de erros.

Além disso, é possível reunir todas as informações pertinentes em uma única plataforma, garantindo total visibilidade e controle dos gastos. Se não fosse suficiente, a Flash conta com um cartão corporativo para usufruir de todos os benefícios citados acima.

Quer saber mais sobre como a Flash Expense facilita a sua gestão de abastecimento e de despesas?

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

Imagem não encontrada


Para empresasempresa@flashapp.com.br
Para Colaboradoresfalecom@flashapp.com.br
Imprensaflash@nectarc.com.br


CNPJ 32.223.020/0001-18

Inscrição no PAT 190679531

Rua Eugenio de Medeiros, 242, Pinheiros, São Paulo/SP, CEP: 05425000.

Rua Eugenio de Medeiros, 242,

Pinheiros, São Paulo/SP,

CEP: 05425000.