Candidate experience: investindo na experiência do candidato

Candidate experience ou, em português literal, experiência do candidato, é um conceito que vem sendo trabalhado nos últimos anos e diz muito sobre as empresas. 

Veja, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia!

O que é candidate experience?

Por meio da experiência do candidato, é possível entender como foi a jornada de um candidato em um processo seletivo. Aqui, é avaliado como ele se sentiu durante o processo, o tempo empregado, a descoberta da vaga e o feedback final, se houver.

A bem dizer, a candidate experience começa quando o profissional já está em busca de uma colocação e descobre a vaga em um site de empregos, por exemplo. Nesse momento, ele tem acesso ao nome da empresa, aos requisitos profissionais, algumas vezes ao salário previsto e outras informações importantes.

A jornada do candidato começa nesse momento, pois ela reverbera durante outras etapas, como a da entrevista, por exemplo. 

Caso o nível de inglês solicitado na divulgação da vaga seja o básico e no momento da entrevista seja solicitado que ele responda perguntas complexas no idioma, é muito provável que já haja uma frustração que prejudique a candidate experience.

Por que é importante investir na experiência do candidato? 

Investir na experiência do candidato pode colocar as empresas em outro patamar no mercado. Isso acontece porque, além de cuidar e ter respeito pelo tempo dos candidatos, as empresas também criam uma marca empregadora mais forte e consistente.

Redução de custos e esforços

Além disso, a importância de investir nesse conceito está na redução dos custos para a empresa. Digamos que seja feito um estudo sobre os locais em que a maioria ou os melhores candidatos de determinados cargos buscam por colocações.

Esse estudo fará com que a empresa possa direcionar seus esforços para atrair os candidatos mais adequados nos canais mais propícios e com o oferecimento de vagas, benefícios e salários compatíveis com o que já funciona no mercado. Isso permite que os processos sejam mais rápidos e direcionados, evitando a perda de tempo dos candidatos e da equipe de RH que acompanha os processos.

Humanização da seleção

Por fim, vale lembrar que qualquer empresa deseja ser lembrada pelo seu papel social e por tratar as pessoas de forma humanizada. Por isso, investir na experiência do candidato, oferecendo feedbacks, por exemplo, mesmo que a contratação não seja efetivada, é uma excelente maneira de melhorar a imagem da empresa no mercado.

Como o candidate experience influência no processo seletivo e resultados da empresa

A experiência do candidato, como um investimento que a empresa faz, permite que ela seja vista como uma boa empresa para se candidatar.

Colocando em termos mais simples: um candidato talentoso que está em busca de uma vaga tende a priorizar a candidatura em empresas reconhecidas por terem um bom resultado na estratégia de candidate experience. 

Contar com esse tipo de candidato em um processo de seleção e recrutamento é o que toda empresa deseja! 

Dessa forma, o investimento na experiência do candidato pode influenciar até mesmo na busca por uma melhor qualificação, engajamento e fit cultural dos candidatos no momento da contratação.
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