Os benefícios corporativos são entregues aos colaboradores de uma empresa para que eles possam se locomover de forma mais facilitada, alimentar-se melhor, cuidar da saúde, buscar cultura e educação e por aí vai. Os tipos de benefícios corporativos dependem sempre do pacote oferecido pela empresa.
Veja, neste post, como os benefícios corporativos aumentam a produtividade dos colaboradores!
A entrega de benefícios corporativos que não são obrigatórios por lei, como o vale-refeição, vale-alimentação, Auxílio Home Office, vale-cultura ou outras opções, demonstram a valorização que a empresa tem pelos seus profissionais.
Os colaboradores, por sua vez, ao se sentirem queridos e satisfeitos com a empresa, acabam trabalhando com mais afinco, dedicação e engajamento e, consequentemente, aumentam a sua produtividade.
O oferecimento de benefícios corporativos também pode desencadear um fenômeno muito interessante. Ele consiste em os colaboradores passarem a ter uma mentalidade de empreendedores dentro da empresa. O profissional começa a querer não só fazer o seu trabalho, mas também buscar o sucesso da empresa como se ela fosse dele mesmo.
Já existem pesquisas que afirmam essas informações. Esse é o caso da pesquisa da Social Market Foundation, chamada Happiness and Productivity. Ela foi feita em 2015 e constatou que os colaboradores que recebem benefícios das empresas melhoram em cerca de 20% a sua performance no trabalho.
Não são todos os benefícios que têm a capacidade de melhorar a performance dos colaboradores. Oferecer somente o vale-transporte, por exemplo, pode não trazer a sensação de valorização e contentamento, que faz com que os colaboradores produzam mais e melhor.
Veja algumas dicas para fazer as melhores escolhas em benefícios:
Você deve contar com a ajuda do seu time de RH para conhecer melhor o perfil da sua equipe. É preciso conhecer as necessidades dos seus colaboradores para saber quais benefícios são mais relevantes para eles. Se a sua empresa majoritariamente atua em home office, por exemplo, o Auxílio Home Office pode agradar muito os profissionais.
Não fique apenas no básico... ofereça benefícios que se diferenciam da concorrência para manter seus colaboradores mais felizes. Alguns benefícios interessantes e que são tendência no mercado são o vale-cultura, auxílio-creche e valores para pagar academias e cursos de idiomas.
Os benefícios clássicos também são importantes, pois fazem parte da vida de muitos colaboradores há vários anos. Por isso, não se esqueça de oferecer, em primeiro lugar, o plano de saúde, o vale-alimentação e/ou refeição e o vale-transporte.
Os benefícios que aumentam a produtividade são os que mais agradam os colaboradores. Para saber quais são eles, você pode fazer uma pesquisa interna e questionar quais benefícios os profissionais gostariam de receber.
Leia também: benefícios flexíveis o que são e como aderir para empresa
Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!