Dicas de como fazer o balanço patrimonial de uma empresa são sempre bem-vindas, já que o balanço anual é uma ferramenta indispensável para um bom planejamento financeiro. Também chamado de fechamento anual, é um documento demonstrativo.
É uma prática fundamental para a gestão financeira e trata-se de uma ferramenta para checar oportunidades de otimização e melhoria, sendo uma tarefa crítica para os gestores.
Ele também indica a saúde de um negócio, bem como a evolução do patrimônio e dívidas. Ajudando a fazer um planejamento orçamentário melhor, o balanço financeiro mostra os períodos de maior e menor gasto, permitindo também a adequação de projetos.
Sem ela, a gestão de recursos financeiros se torna turva, já que os gestores não têm uma visão precisa das entradas e saídas. Com isso, o fluxo de caixa pode ser comprometido, erros cometidos e dívidas incapacitantes contraídas.
Dessa forma, os riscos financeiros podem engolir a organização e fazer com que sua longevidade seja menor. Mas, seja qual for o objetivo, gerir recursos, planejar as finanças ou orçamento, a Flash Expense ajuda.
Continue lendo porque vamos abordar 5 dicas e boas práticas do balanço para facilitar sua construção com as informações que ele precisa ter.
O balanço patrimonial é um demonstrativo contábil muito conhecido no setor público. No entanto, não se limita apenas a ele. Entidades privadas também emitem este documento ao fim de cada exercício fiscal para tornar pública sua situação financeira.
Ele consiste em levar às pessoas seus ativos, passivos e patrimônio líquido ao fim de um determinado período, geralmente de 12 meses. O objetivo de mostrar o resultado do exercício é sinalizar ao mercado que a instituição tem saúde.
Dessa forma, ao apresentar este relatório contábil e econômico para os stakeholders, a organização gera maior confiança na marca. No entanto, muito se engana quem pensa que somente aquelas que querem ou têm investidores se beneficiam desta prática.
Tanto para aquelas que procuram atrair investidores quanto as menores têm uma ferramenta poderosa com o balanço patrimonial de uma empresa. O documento aponta os bens e direitos, além das obrigações de uma entidade em um recorte de tempo.
Dessa forma, como ele indica a evolução do patrimônio e das dívidas — principalmente se feito todos os anos —, é de grande importância para análises profundas.
O gestor que faz o balanço patrimonial todos os anos consegue visualizar com mais facilidade o que está dando certo e o que está dando errado. Além disso, caso algum concorrente divulgue estas informações, é possível fazer uma análise dos concorrentes.
Para os balanços patrimoniais internos de uma empresa, o gestor deve lançar mão de outras ferramentas. Ao checar os custos fixos e variáveis e cruzá-los no balanço, por exemplo, é possível verificar se os gastos com determinado material são vantajosos ou não.
Além disso, ao fazer uma análise de indicadores financeiros completa, o responsável financeiro tem ainda mais precisão nos números e decisões. No entanto, para fazer isso é preciso ter todas as informações pertinentes em mãos.
Os recursos disponíveis para investir em um crescimento seguro e manter seu balanço positivo dependem de uma checagem cuidadosa de seu ativo circulante, sua margem bruta, líquida e de contribuição, EBITDA, entre muitos outros.
Dessa forma, mapear todos os indicadores pertinentes e cruzá-lo com o balanço é apenas o primeiro passo para garantir longevidade. É preciso também fazer uma análise cautelosa para, só assim, tomar decisões conforme a realidade da companhia.
Pensando nisso, preparamos um guia completo com os 25 principais indicadores financeiros para te ajudar nesse mapeamento. Baixe, confira se sua organização já tem todos listados e acompanhe a leitura deste conteúdo para entender como fazer a análise.
Para fazer um bom fechamento anual é necessário contar com todas as informações pertinentes ao longo do ano. Por isso, o ideal é que os gestores tenham planilhas de controle contendo os dados. Confira a seguir algumas dicas para fazer um bom balanço patrimonial de uma empresa:
Para fazer o balanço e dar início ao planejamento é essencial ter as informações acessíveis. Então, os dados econômicos e contábeis precisam ser disponibilizados ao gestor, caso ainda não os tenha.
No entanto, muitas vezes eles estão perdidos em planilhas manuais, espalhadas em diferentes sistemas e lugares. Com isso, o gestor demora para terminar a tarefa, ou não consegue concluí-la.
Além disso, caso tenha demonstrativos anteriores, é bom levantá-los, já que quando analisados juntos, podem revelar tendências.
Caso as informações não tenham sido produzidas e organizadas em planilhas ao longo do ano, é preciso levantá-las. Se o fechamento de mês foi feito, a empresa deve separá-los para ter a visão do ano inteiro.
Se esse documento não foi produzido ao longo do ano, o gestor deve fazê-lo de forma retroativa, produzindo o material de cada mês.
Para conseguir fazer um bom balanço é preciso ter as informações corretas. É importante lembrar que, se elas faltarem, análises futuras serão comprometidas e incompletas. Dessa forma, para facilitar, o BP é dividido em Passivo, Patrimônio Líquido e Ativo.
Os dois primeiros representam as fontes de recursos, enquanto o segundo demonstra a aplicação deles.
De forma geral, os primeiros podem ser dívidas, capital de terceiros ou quaisquer outras fontes de patrimônio e o último são as aplicações e outras fontes de valor.
Ainda dentro do Ativo, ele é subdividido em:
Por outro lado, o passivo é dividido em:
Para facilitar o entendimento daquilo que deve entrar em cada categoria, separamos alguns exemplos. Confira.
A construção de relatórios é fundamental para o acompanhamento das evoluções patrimoniais. Além disso, com eles, os gestores conseguem visualizar com maior facilidade as informações e caminhos para se seguir.
Nessas horas, o uso de planilhas pode acabar sendo desvantajoso, já que serão necessárias inúmeras delas para isso. O gestor gerará relatórios e documentos Excel que serão dificilmente encontrados futuramente.
Gerar planilhas todos os dias e por diversos motivos torna a rotina financeira pouco eficiente muitas vezes. Além disso, os gestores perdem essas informações e não conseguem encontrá-las com facilidade.
Com isso, uma análise ou balanço que deveria ser feito rapidamente, demora horas senão dias para ser concluído. Dessa forma, o tempo de resposta de uma empresa é diminuído, tornando-a muito mais reativa do que pró-ativa.
Por isso, o uso de softwares é bastante vantajoso nesses momentos. Eles automatizam diversos processos e reúnem todos os dados necessários em uma única plataforma.
Baseada em eficiência, controle e compliance, a Flash Expense oferece soluções em 3 planos diferentes que garantem a otimização da rotina financeira.
Algumas funcionalidades automatizam lançamentos e evitam o desencontro de informações, evitando o mesmo registro em mais de um sistema, diminuindo erros e facilitando o processo
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