Criar uma apresentação de vendas atrativa pode não ser uma tarefa assim tão fácil. Porém, também não é uma coisa de outro mundo. O fato é que deixar para o último momento definitivamente não é a melhor solução para se dar bem, o ideal mesmo é começar a montar a apresentação com antecedência.
Também não é preciso falar muito, pois em várias situações o menos é sempre mais. Durante a apresentação o mais importante é saber expor de forma coerente e objetiva a solução que está representando.
Para te ajudar a preparar uma boa apresentação de vendas, separamos doze passos importantes para seguir. Quer saber quais são? Continue acompanhando o conteúdo e boa leitura!
Montar uma apresentação de vendas eficiente sempre foi uma dificuldade para você? Confira doze dicas para te auxiliar nesse processo:
Os seus potenciais clientes esperam que você já os conheça muito bem, assim como você tem o total domínio do que é o produto ou serviço que está vendendo. Portanto, estude bem o seu cliente antes de ir visitá-lo ou montar uma apresentação do seu negócio.
Conheça quais são as tendências, problemas e os concorrentes do seu público. Faça uma boa pesquisa. A internet é uma excelente ferramenta nesses casos, mas existem outros recursos como flyers, boletins informativos e catálogos que podem ajudar também.
Agora que você já tem todas as informações que precisa sobre o seu cliente, comece a preparar a sua apresentação. Para isso, sempre tenha um rascunho, ou seja, uma apresentação escrita como um “modelo”.
Uma boa estrutura para a sua apresentação tem cinco passos:
É importante colocar na sua apresentação de vendas quais os três pontos fortes do seu produto/serviço.
Quando estiver fazendo a sua apresentação de vendas, pergunte ao seu cliente se você deve expor a ideia somente para ele ou se existem outras pessoas que queiram participar dessa reunião.
Assim você pode ter a oportunidade de apresentar o seu produto ou serviço para mais pessoas que ajudem a tomar a decisão final.
Chegou o momento de visitar o cliente e mostrar o seu produto/serviço. Para conseguir fazer isso, pesquise sobre ele e não apenas sobre a empresa, veja se existem pontos e assuntos em comum ou faça alguma pergunta para tirar a tensão do momento. Isso torna o relacionamento mais genuíno.
Não faça uma apresentação de vendas engessada. A forma mais certa de conseguir realizar uma venda é fazer as perguntas corretas ao seu cliente. Isso pode fazer a sua exposição tomar um rumo totalmente inesperado e, quem sabe, fechar a venda mais rápido do que você imagina.
A memória é falha. Por mais que você pense que a sua não é, vai ter uma hora que ela irá te deixar na mão. Portanto, não corra o risco de achar que no momento da sua apresentação de vendas ela não irá falhar. Prevenir é melhor do que remediar.
Por isso, leve uma pequena anotação com as palavras-chave mais importantes que devem ser lembradas para que você consiga apresentar o produto de forma eficaz.
Essa atitude mostrará ao seu cliente que você realmente o escuta e se interessa em solucionar as questões propostas por ele. É uma forma também de você conseguir responder a todas essas questões de maneira eficiente, esclarecendo todas as dúvidas.
Os vendedores têm a mania de não saber ouvir o cliente. O que é um grande erro na hora de realizar uma apresentação de vendas, pois isso pode gerar a queda do negócio. Um profissional inteligente vai além: ele apresenta o seu produto, faz as perguntas certas e, ainda, ouve o que o cliente tem a dizer sobre o seu produto/serviço.
Se o seu cliente diz que precisa investir em tecnologia, mas está buscando reduzir os custos para alavancar o seu lucro com eficiência, diga que o seu produto pode ajudar nisso. Além disso, sonde mais sobre as necessidades dele e, se possível, procure personalizar o serviço que você está oferecendo para se adequar.
Pode ser uma forma inteligente de fechar uma venda sem muito esforço.
Gatilhos são deixas que o cliente geralmente dá sobre as suas necessidades. Ele pode te apresentar uma lista com vários itens, mas se você prestar atenção verá que tem uma questão em especial que fará a venda. Se você conseguir identificá-la, conseguindo atender a principal prioridade do seu cliente, terá mais chances de fechar a venda.
Se o seu cliente apresentar uma objeção, não o confronte. Mostre empatia pela situação. Por exemplo, se ele estiver preocupado com determinado ponto apresentado por você sobre o seu produto, diga a ele que irão resolver esse problema juntos. Peça mais detalhes sobre o que o preocupa realmente e solucione a questão.
Ao invés de confrontá-lo, você pode:
Se seguir todos os passos citados neste conteúdo para montar a sua apresentação de vendas, você irá fechá-la com chave de ouro! Ou seja, será um negócio realizado com sucesso.
Alguns vendedores esquecem que o principal objetivo de montar uma apresentação de vendas é realmente fechar o negócio o quanto antes. Se possível, no mesmo dia. Procure ser o mais empático, simpático e atencioso possível com o seu cliente. É uma maneira de conquistá-lo e não deixar a venda para depois.
Gostou das dicas desse post, quer otimizar o controle de suas visitas a clientes e organizar melhor suas apresentações de vendas? Aproveite e baixe a nossa planilha para controle de visita de clientes gratuita agora mesmo e melhore sua gestão.