Gestão de despesas

Aplicativos para controle financeiro de empresas: como funcionam e 5 sugestões

Por Yanick Gudim · 19 set 2022
Compartilhe
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada
Imagem não encontrada

A cada etapa de crescimento de uma empresa, processos manuais tornam-se um gargalo, sendo demorados e pouco eficientes. Por isso, investir em tecnologia para otimizar a gestão financeira é fundamental para companhias que buscam escalar.

A automatização tem a capacidade de reduzir em até 87% o tempo gasto com o processo de reembolso, por exemplo. Mas não é apenas em relação aos ressarcimentos que isso funciona.

Aplicativos para controle financeiro de empresas auxiliam gestores em diversos aspectos. Seja com a realização de orçamentos, gerenciamento de cartão de crédito corporativo ou mesmo com entradas e saídas – para o fluxo de caixa –, softwares eficientes permitem que esses profissionais se concentrem em questões mais importantes, uma vez que o tempo que era gasto, com planilhas e tarefas operacionais, pode ser realocado.

O ganho de eficiência é evidente quando a tecnologia certa é escolhida. Por isso, preparamos este conteúdo para apresentar os benefícios do uso de aplicativos para controle financeiro de empresas e sugestões que certamente ajudarão a alcançar esse objetivo. Acompanhe a leitura.

Como funciona um aplicativo para controle financeiro?

Assim como um software de gestão financeira tem como objetivo coletar, processar e entregar dados de forma simples e automatizada, o aplicativo para controle financeiro empresarial faz o mesmo. No entanto, proporciona a integração necessária para utilização via dispositivos móveis.

A coleta envolve registrar informações, de forma manual ou automática, em um determinado sistema. O processamento é a etapa responsável por converter os materiais adquiridos em recursos úteis e de valor. A entrega, por sua vez, remete ao uso desses dados úteis de maneira organizada, como documentos e relatórios.

Em um mundo que se acostumou ao trabalho home office após a pandemia de COVID-19, e onde 58% dos brasileiros preferem o modelo remoto ou híbrido, a necessidade de se adequar vai de encontro com o uso de apps corporativos. Para a gestão financeira, não é diferente.

Esses aplicativos também tornam os processos mais confiáveis e menos burocráticos. Reduzem o número de retrabalhos, melhoram a comunicação entre empresa, colaborador e parceiros, além de diminuir as chances de falhas humanas. Entre as funcionalidades estão:

  • controle de fluxo de caixa: a visualização facilitada das entradas e saídas permite uma apuração e projeção de valores mais precisa;
  • geração de arquivos excel automática: com os dados reunidos em uma plataforma é possível exportar arquivos editáveis e planilhas com mais velocidade, economizando tempo;
  • registro de clientes e fornecedores: fazendo o registro de clientes e fornecedores, o acompanhamento das contas a pagar e a receber se torna mais intuitiva;
  • lançamento de comprovantes: os aplicativos para controle financeiro de empresas facilitam o lançamento de despesas e evitam que o mesmo registro tenha que ser feito em mais de um sistema;
  • armazenamento na nuvem: ao ter todos os documentos e informações na nuvem evita-se que papeladas sejam perdidas e otimiza-se a rotina, já que estão todos em um único ambiente virtual, facilitando sua consulta.

5 exemplos de aplicativo para controle financeiro de empresas

Existem alguns aplicativos para controle financeiro que facilitam a gestão, uns mais completos que outros, uns pagos e outros gratuitos. Mas, o melhor para fazer o controle financeiro é aquele que supre as necessidades, automatizando tarefas burocráticas e otimizando o tempo.

Micro empresas, por exemplo, podem não ter a necessidade de emitir relatórios e documentos. Algumas pequenas, por sua vez, talvez não precisem de um workflow de aprovação tão apurado.

Enquanto isso, as grandes corporações apresentarão a necessidade de realizar reembolso de despesas de viagens corporativas, além das outras demandas. Então, é preciso procurar aquela que melhor se encaixa em cada realidade empresarial.

É bom lembrar que os gratuitos, geralmente, deixam a desejar. Aqueles que são pagos possuem mais funcionalidades, capazes de automatizar processos financeiros e trazer mais dinamismo ao dia a dia.

Procurar quais ferramentas podem automatizar tarefas da rotina, uma de cada vez e ver qual a melhor, pode tomar um tempo. Baixe nosso guia gratuito para ver quais ferramentas podem ser usadas para otimizar o setor financeiro.

Imagem não encontrada

Pensando nisso trouxemos uma lista de alguns aplicativos que facilitam a vida de gestores de viagens corporativas, de despesas e financeiros. Afinal, controlar gastos e fazer orçamentos não é tarefa fácil. São eles:

  • Qipu
  • Nossa Review
  • Organizze
  • Cake
  • ExpenseOn

Qipu

Este app é direcionado principalmente aos microempreendedores e pequenas empresas. A solução funciona como uma contabilidade online para gestão do fluxo de caixa e de orçamentos do MEI.

Ele ajuda as microempresas a cumprirem seus deveres fiscais, sendo um programa que também ajuda no pagamento de impostos.

Ele permite emitir notas fiscais e boletos, enviar recibos de pagamentos, gerar a guia mensal do DAS e gerar relatórios por período, facilitando o balanço. Além disso, ele oferece o fluxo de caixa e as pendências fiscais na palma da mão.

Ele tem uma versão gratuita, mas, caso o empreendedor deseje contratar o serviço, o Qipu custa R$ 19,90 ao mês.

Nossa Review

O Review admite a organização de gastos e ganhos por categorias. Com tudo separado, é possível visualizar análises completas. Ele também possibilita que sejam registrados cartões de crédito para facilitar o faturamento.

Com a possibilidade de definir objetivos, a contenção de gastos fica mais visual, o que ajuda o planejamento financeiro e a construção de orçamentos.

Cobrando R$ 8,40 por mês,entre suas funcionalidades estão: sincronização de dados em nuvem, gráficos e relatórios, além de integração de contas bancárias, o que melhora os processos financeiros da empresa.

É preciso mais do que apenas um aplicativo para melhorar esses procedimentos organizacionais, no entanto, mapear todos eles e identificar os melhores caminhos a serem seguidos pode levar alguns dias.

Baixe nosso infográfico e confira 7 passos simples que você pode seguir para melhorar esses processos dentro da sua empresa.

Imagem não encontrada

Organizze

Esse aplicativo dá acesso a várias contas, permitindo análises integradas. Ele fornece também demonstrações dos lançamentos do mês, organizados por categorias, o que facilita a compreensão do orçamento.

Ele cria metas e relatórios, melhorando o controle de gastos. Além disso, o app oferece uma plataforma única para diferentes contas e cartões.

Ele custa entre R$ 16 e R$ 96, e entre as funcionalidades da Organizze estão: alertas de contas a pagar e importação de dados de planilhas.

Cake

O aplicativo é uma solução para micro e pequenas empresas que gera relatórios, integra o e-commerce e faz gestão de vendas, compras, estoque e financeira. O Cake garante consulta de lançamentos por venda, período e descrição, além de integrar as contas bancárias.

Outras funcionalidades relevantes são a criação de orçamentos, controle de comissões e consultas de fornecedores, vendedores ou clientes.

Flash Expense

A gestão de despesas e de finanças é uma tarefa e tanto e contar somente com processos manuais pode dificultá-la. A gestão financeira é menos complicada com os aplicativos e a tecnologia no reembolso de despesas confere igual facilidade.

A Flash Expense dá ao gestor diversas ferramentas para a administração das finanças e despesas diárias. Com a funcionalidade cartão corporativo, é possível gerir diferentes cartões em um único ambiente, facilitando o faturamento e visualização de gastos.

Com a Solicitação de Adiantamentos, o responsável pelo financeiro consegue dar respostas rápidas aos pedidos de verba para imprevistos sem perder o controle dos recursos. Enquanto isso, com a Integração Contábil, há automatização de lançamentos de despesas e ganho de tempo.

O Analytics e Relatórios fornece relatórios completos, exporta dados e constrói gráficos automáticos com poucos cliques, assim, a análise de grandes volumes de dados é facilitada e intuitiva.

Por outro lado, a Emissão de Relatórios de Despesas gera economia de tempo para o gestor. Com apenas um clique, a plataforma monta um relatório com todas as informações de despesas, separadas por categorias.

O uso de planilhas e relatórios construídos manualmente funcionam para organizar a rotina, mas a tecnologia otimiza o dia a dia. As horas gastas construindo um relatório ou passando informações para planilhas podiam ser melhor aproveitadas.

Nós ajudamos diversos profissionais a organizar suas despesas e finanças, e empresas têm suas Histórias de Sucesso junto à Flash Expense em redução de custos. Nós transformamos o seu jeito de gerir finanças com praticidade e facilidade. Está pronto para abraçar a mudança?

Solicite uma demonstração gratuita ou comece agora a mesmo a utilizar a Flash Expense na sua empresa.

Imagem não encontrada
Para empresasempresa@flashapp.com.br
Para Colaboradoresfalecom@flashapp.com.br
Imprensaflash@nectarc.com.br


CNPJ 32.223.020/0001-18

Inscrição no PAT 190679531

Rua Eugenio de Medeiros, 242, Pinheiros, São Paulo/SP, CEP: 05425000.

Rua Eugenio de Medeiros, 242,

Pinheiros, São Paulo/SP,

CEP: 05425000.