Assine nossa newsletter

Quero assinar

O que é a uma análise preditiva financeira e qual a importância para as empresas

Entenda como a análise preditiva pode ser aplicada ao financeiro da empresa para garantir tomadas de decisões mais assertivas e otimizar resultados

Flash

A recente onda das tecnologias de inteligência artificial – com destaque para o ChatGPT alcançando a marca de 100 milhões de usuários – faz com que outro assunto volte ao foco dos profissionais financeiros: a análise preditiva financeira.

Diferente do cenário onde a IA substitui profissionais por algoritmos inteligentes, esse tipo de investigação auxilia na gestão financeira da empresa ao processar e combinar um grande volume de dados. Assim, a análise preditiva possibilita identificar tendências, riscos e oportunidades futuras.

Não, ela não prevê o futuro, como o nome sugere, mas checa a probabilidade de determinados fatos acontecerem de acordo com registros passados. Dessa forma, torna-se possível prever a ocorrência, principalmente, de eventos recorrentes.

Ao fazer uso de Big Data, essa análise financeira é fundamental para uma tomada de decisões mais assertiva. Além disso, ajuda a manter a saúde financeira da organização e a traçar um planejamento financeiro mais eficiente. Não à toa, cada vez mais empresas investem nessa tecnologia e no uso de dados para ganhar competitividade e otimizar performance.

Quer saber mais? Ao longo deste conteúdo, apresentaremos o conceito, a importância e como começar a implementar essa análise na sua companhia.

O que é a análise preditiva financeira?

Na prática, é o processamento de um grande volume de dados, que através de algoritmos, modelos e fórmulas, garante a predição de situações financeiras futuras. Com isso, é possível identificar padrões que geram insights valiosos para o planejamento de curto, médio e longo prazo.

O recurso preditivo se utiliza de dados e histórico de informações para evitar riscos e assegurar decisões mais assertivas.

Se determinado padrão se repete sempre que há uma fraude no reembolso corporativo, por exemplo, torna-se possível prevenir – ou pelo menos prever cenários similares. Ou seja, diferentemente do que o nome aponta, a análise preditiva não é um tipo de palpite de futurologia, mas sim a predição de recorrências com base em fatos realizados.

A importância da análise preditiva financeira e porque sua empresa precisa disso

O modelo preditivo usa dados para prever a ocorrência de determinado evento, seja positivo ou negativo. Seja reduzindo gastos em situações difíceis ou aumentando as margens de lucro nos momentos de alta, essa análise agrega informações que servem de base para decisões, principalmente as mais complexas.

Diante deste cenário, a importância e as vantagens da análise preditiva financeira podem ser destacadas a partir de:

  1. maior eficiência na gestão de riscos;
  2. tomadas de decisão mais assertivas;
  3. checagem de KPIs apurada;
  4. planejamento simplificado;
  5. aumento da competitividade.

Maior eficiência na gestão de riscos

Esta análise permite que a organização previna ou se prepare para os momentos de crise. Com a checagem de padrões e previsão de possíveis problemas, diversas situações são evitadas.

Ao perceber com antecedência as ameaças, a gestão de risco é otimizada, bem como a própria prevenção. Além disso, caso seja necessário corrigir alguma situação, a gestão de crise se torna menos caótica.

Tomadas de decisão mais assertivas

Tomar decisões com base em informações erradas é motivo de grande preocupação por parte dos gestores. No entanto, por prever situações recorrentes e garantir mais segurança, a análise preditiva garante resoluções precisas.

Dessa forma, as estratégias são mais eficientes e a expansão da empresa é viabilizada. Além disso, tudo que envolve a proteção dos cofres e preservação da imagem é garantido, já que os riscos são identificados com antecedência.

Checagem de KPIs apurada

Com essa ferramenta, os gestores conseguem aumentar a capacidade de geração de lucro ao analisar as métricas como a margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Em empresas que exigem altos volumes de vendas, isso é imprescindível para garantir a saúde financeira.

Ao usar as análises de indicadores financeiros e preditiva juntas para medir e prever o desempenho, o gestor leva a gestão a outro nível. Se, com base nos dados históricos, um determinado mês tem baixas vendas, é preciso pensar numa solução viável.

Pode se tratar da adequação dos preços de vendas dos produtos e serviços ou procurar novos fornecedores. Até mesmo fazer um planejamento tributário melhor para diminuir custos daquele período.

No entanto, mapear e gerir todos os custos fixos e variáveis relacionados às atividades não é fácil, leva algumas horas, dias ou semanas, inclusive. Quando gestores estão imersos em tarefas repetitivas e burocráticas são subaproveitados.


Para aproveitar melhor o capital humano da sua organização, baixe nossa planilha e calculadora de custos fixos e variáveis gratuita e editável. Aproveite o máximo dos seus colaboradores e deixe-os concentrados em atividades que realmente geram valor.

Planejamento simplificado

Ao saber de antemão futuras situações, a projeção de um fluxo de caixa, por exemplo, é facilitada. Além disso, sabendo quais são as entradas e saídas, é possível fazer uma gestão de custos, de compras e de despesas melhor.

A de custos por saber quais deles podem comprometer o caixa, quais podem ser reduzidos, quais contribuem mais, entre outros. Por outro lado, a gestão de compras é otimizada porque os fornecedores podem ser incluídos nas análises.

Por fim, a gestão de despesas, de viagens ou não, está sujeita a grandes mudanças, mas com essa ferramenta, as variações têm menos impactos.

Aumento da competitividade

Garantir bons indicadores econômicos não é tarefa fácil. No entanto, o processo é mais fácil quando se conta com esta ferramenta. Prevendo pontos altos e baixos, a preparação para ambas as situações é garantida.

Como fazer uma análise financeira eficiente em 5 passos simples

Análises preditivas mais simples podem ser feitas com mais facilidade, mas as mais complexas exigem fórmulas e modelos complexos. Como envolvem diversos fatores e os dados podem ter diferentes pesos, influenciando mais ou menos, não há uma única forma.

Ou seja, o setor do varejo é diferente do financeiro, diferente do de comunicação e assim por diante. Mesmo assim, o que pode ser feito é criar um ambiente que facilite essas análises. Dessa forma, confira um passo a passo de como fazê-las:

  1. mude a cultura organizacional;
  2. padronize os processos;
  3. defina os indicadores;
  4. consulte ou crie dados históricos;
  5. compare.

Mude a cultura organizacional

O primeiro passo para implementar análises preditivas dentro de empresas é criar uma cultura orientada para dados. No universo dos dados, chamam essa cultura de Data Driven. Ela consiste, principalmente, em substituir decisões baseadas em intuição por aquelas baseadas em informações confiáveis.

Padronize os processos

A padronização dos processos é fundamental para este processo, pois não adianta ter informações confiáveis e históricas se estão espalhadas. Quando a empresa tem diversos sistemas guardando informações relevantes, o tempo para encontrá-las pode ser maior que o tempo para analisá-las.

Defina os indicadores

Definir os KPIs é imprescindível para uma análise apurada, caso contrário o gestor não sabe o que deve observar. Eles devem ser diversos, desde operacionais e de produtividade até de lucratividade e liquidez. Alguns exemplos de indicadores que podem ser acompanhados são:

  • lucratividade e rentabilidade;
  • receita;
  • margem líquida, bruta e de contribuição;
  • fluxo de caixa;
  • produtividade
  • investimentos financeiros e operacionais;
  • produtividade;
  • erros e riscos;
  • vendas;
  • entre outros.

Mapear quais são os KPIs mais importantes, dos índices de endividamento aos índices de liquidez, e entender quais devem ser calculados e por que leva um tempo. A pesquisa toma horas valiosas de um gestor, que poderia se concentrar em outras tarefas.

O tempo para checagem dos indicadores para avaliar riscos e promover melhores resultados precisa ser otimizado, não podendo ser dividido com atividades burocráticas. Pois, só assim é possível garantir eficiência. Para ganhar tempo, baixe nossa Guia de indicadores financeiros.

Consulte ou crie os dados históricos e compare

Para que a análise financeira seja eficiente, é essencial que os dados históricos sejam consultados, ou criados, caso não existam. Na segunda situação, a análise preditiva demoraria um tempo para acontecer ou teria que ser feita com números aproximados.

Em ambas as situações, deve-se comparar os cenários para ter uma visão mais ampla. Assim, é possível checar se as metas foram atingidas, se há competitividade ou se mudanças precisam ser feitas.

Análises preditivas e reembolso de despesas: como se relacionam?

Baseada em eficiência, controle e compliance, a Flash Expense oferece soluções em 3 versões diferentes que oferecem praticidade e garantem a otimização da rotina financeira.

Temos funcionalidades que automatizam lançamentos e evitam o desencontro de informações. Nossa plataforma evita o mesmo registro em mais de um sistema, diminuindo as chances de erros.

Enquanto isso, outras ferramentas permitem a visualização de todos os dados financeiros e de despesas em um único lugar. Você cria gráficos automáticos e os exporta, tendo informações acessíveis para uma visão ampla, prática e rápida do negócio.

Dessa forma, você tem dados históricos sendo atualizados automaticamente a apenas um clique de distância. Além disso, você fortalece o compliance financeiro e otimiza o tempo, permitindo que os gestores se concentrem em tarefas geradoras de resultados.


Quer saber mais sobre como a Flash Expense pode ajudar a promover uma boa gestão financeira e de despesas? Entre em contato com um de nossos especialistas ou solicite uma demonstração.

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️