A pauta feminina não dá pra ser ignorada, ou esse ambiente seguro para a mulher no trabalho não será possível de ser desenvolvido. É necessário que as empresas escutem os questionamentos dessas profissionais e entendam quais são as situações biológicas, por exemplo, que alteram seus comportamentos.
Essas situações biológicas estão relacionadas a questões de saúde feminina. As empresas têm que assegurar que determinadas realidades, como uma gestação e a própria licença maternidade, não vão interferir no trabalho, acarretando, por exemplo, um desligamento.
Outros pontos importantes que foram levantados, e que precisam ser refletidos, são o planejamento reprodutivo, o desejo de ter ou não filhos, a questão das ISTs e prevenção, os cânceres exclusivamente femininos, oscilações hormonais, entre outros. Esses aspectos podem, inclusive, interferir diretamente no plano de carreira da mulher. Então, é necessário conseguir formas de criar uma conscientização a nível organizacional para que isso não ocorra.
Assim, o painel, em suma, trouxe pontos que exemplificam a necessidade de criar diálogos saudáveis sobre saúde feminina, a criação de uma empresa segura para o acolhimento de mulheres e como essa inclusão feminina no mercado de trabalho pode ser, de fato, verdadeira. Deve-se garantir saúde, bem-estar e princípios de empoderamento.
Outro ponto levantado foi a equidade de gênero, que está diretamente ligada a essas questões de saúde, sendo um ponto fundamental para garantir a inclusão. A palestra mostrou que é muito difícil conseguir recursos, tempo e se conectar com profissionais de saúde para garantir que as estratégias estejam sendo postas em prática.
“É preciso tomar consciência de que a inclusão não é apenas abrir uma vaga específica para mulher, mas se preocupar com outras esferas dessa profissional” – Fernanda Nogueira
O home office criou situações de humanização nas relações de trabalho, uma vez que a vida profissional adentrou o território da vida pessoal. Assim, é necessário entender que a mulher é uma pessoa, possui características, particularidades e aspectos da vida pessoal que precisam ser levados em consideração.
“Mulher poder ser mulher, com suas características e particularidades, livremente" – Thaís Emy Ushikusa
Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!