Admissão Digital: O que é e Por que adotar nas empresas

Nos últimos anos ocorreu uma adesão muito grande do trabalho remoto por parte das empresas aumentando a adesão da admissão digital. Isso foi possível com a ajuda dos meios tecnológicos que possibilitam que a maior parte das atividades seja realizada no próprio computador pessoal do colaborador.

Alinhadas a esse movimento de transição, as empresas também passaram a contratar os colaboradores remotamente. Todo o processo de recrutamento e seleção pode ser feito on-line, incluindo testes e entrevistas com os candidatos. Ao final do processo, até mesmo a admissão pode ser feita digitalmente. 

Veja neste artigo um pouco mais sobre a admissão digital, saiba quais são suas principais vantagens e como fazer a implementação nas empresas!

Admissão digital e seus benefícios

O que é admissão digital?

A admissão digital é um tipo de processo de contratação de novos colaboradores que conta com a ajuda da tecnologia para ser mais rápido e mais prático para as empresas. Ao utilizar a admissão digital, a empresa facilita a vida dos colaboradores e desburocratiza ainda mais as equipes de Recursos Humanos (RH).

Como funciona?

Para fazer a admissão digital, a empresa não encontra dificuldades; basta ter um formulário próprio para o preenchimento dos dados e fazer a verificação adequada das informações e documentos do colaborador. Ao final, o responsável pela contratação finaliza o processo com a sua assinatura digital.

O colaborador deve criar um cadastro válido no site do Governo Federal. Depois, precisa baixar o aplicativo móvel para celulares Android ou iOS para então emitir a sua Carteira de Trabalho Digital.

Com esse processo finalizado, o colaborador entra em contato com a empresa e informa o seu CPF, o qual já deve estar entre os documentos solicitados pela empresa anteriormente, junto com o RG e a CNH, por exemplo. Então, a empresa faz o cadastro do novo colaborador por meio do eSocial, e pronto! Ele já está contratado formalmente.

Principais vantagens

Rapidez

O processo de admissão digital é muito mais rápido; demora apenas poucos minutos, uma vez que o colaborador já tem a Carteira de Trabalho Digital. Tudo é feito pela internet, sem a necessidade de pilhas de documentos físicos e perda de tempo por parte da equipe de RH.

Custos

Os custos também são muito reduzidos na admissão digital. Não é preciso enviar a Carteira de Trabalho física do colaborador para a sede administrativa da empresa e não é necessário imprimir registros, o que faz com que, no longo prazo, a empresa economize um valor considerável.

Segurança

A admissão digital também traz mais segurança para a empresa, já que evita que falhas humanas sejam cometidas. Para os colaboradores, o processo também é mais seguro, já que é possível acompanhar tudo pelo próprio celular.

Como implementar nas empresas?

Para implementar a admissão digital em uma empresa, é preciso contar com um sistema de automatização para que a equipe de RH colete as informações e os documentos necessários para a contratação do novo colaborador.

Com esse sistema, fica muito mais fácil pedir aos colaboradores que preencham suas informações e anexem os documentos solicitados pela empresa. 

Depois, com alguns poucos cliques, o responsável pela contratação pode avaliar e conferir se tudo está de acordo com o que foi solicitado ao profissional e proceder com a admissão digital.
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