Dessa maneira, nos últimos anos, o processo de recrutamento e seleção se tornou uma das áreas mais estratégicas para empresas que desejam expandir seus negócios de forma saudável e contínua.
No entanto, com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, destacar-se como uma empresa desejável entre os melhores profissionais tem se tornado uma tarefa complicada.
É por isso que tornar uma empresa atrativa para profissionais do mercado se tornou mais do que um objetivo necessário apenas na abertura de processos seletivos. Hoje, esse é um esforço que precisa ser contínuo. Se você quer saber mais sobre atração de talentos, saiba que este artigo tem dicas importantes sobre o assunto. Confira!
Antes de falarmos sobre atração ou retenção de talentos, é importante entendermos o que é employer branding e qual é o seu papel nos processos seletivos.
Employer branding é um termo usado para designar um conjunto de ações que englobam a cultura da empresa em relação aos seus colaboradores e sua reputação no mercado, com o objetivo de fazer a manutenção de uma imagem positiva e atrativa.
Trabalhar essa reputação é extremamente importante, a fim de garantir que bons profissionais vão querer trabalhar em sua empresa, facilitando o processo de atração de talentos.
Aperfeiçoar o employer branding faz com que sua empresa esteja no radar dos profissionais do mercado, mesmo quando não há nenhum processo seletivo aberto. Porém, como colocar em prática o employer branding e atrair profissionais mais qualificados? As dicas abaixo podem ajudar:
Toda empresa tem objetivos claros quando se trata da sua relação com clientes, mas poucas refletem sobre esses valores da perspectiva interna, focada na experiência dos colaboradores.
Esse, é claro, é um erro. Analisar de dentro para fora quais são os valores que guiam a atuação da sua empresa ajuda a captar a atenção de novos colaboradores, além de aumentar a satisfação daqueles que já integram a sua equipe.
A política de benefícios é, frequentemente, subestimada quando o assunto é a atratividade de uma empresa em processos seletivos. No entanto, a verdade é que um pacote de benefícios realmente vantajoso pode fazer muito pelo employer branding de uma empresa, tornando-a muito mais valorizada aos olhos do mercado.
Nesse contexto, benefícios flexíveis têm ganhado cada vez mais força, já que oferecem mais controle e praticidade para equipes de RH, enquanto proporcionam mais autonomia e satisfação para colaboradores.
Muito se fala sobre o comportamento do profissional durante o processo seletivo, mas a maneira como ele é conduzido é igualmente importante.
Um processo humanizado deixa o entrevistado mais tranquilo e receptivo às perguntas, aumentando a qualidade da entrevista e, consequentemente, do processo de contratação.
Quer saber o que todas as principais empresas do mercado têm em comum? Os melhores profissionais do mercado. Mas atrair colaboradores qualificados não é uma tarefa fácil, principalmente se a sua empresa não conta com uma política de benefícios atrativa.
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